Brasil, Eleições, Paraíba

Pesquisa mostra empate técnico entre candidatos à prefeitura de João Pessoa

Dos 14 candidatos, quatro estão empatados tecnicamente

Quatro dos 14 candidatos à prefeitura de João Pessoa estão empatados tecnicamente na primeira posição. É o que mostra a primeira pesquisa IBOPE encomendada e divulgada nesta segunda-feira pela TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba. Cícero Lucena (Progressistas), tem 18% das intenções de voto do eleitor. Com a margem de erro de 4% para mais ou para menos, fica entre 14 e 22%.  Nilvan Ferreira (MDB) aparece em seguida, com 15%. Considerando a margem de erro, vai de 11 a 19%. Em terceiro aparece Ricardo Coutinho (PSB), com 12%. Esse índice pode variar de 8 a 16%. Wallber Virgolino (Patriota) foi citado por 10% dos entrevistados. Considerando a margem de erro, varia de 6% a 14% de aceitação.

De acordo com o IBOPE, entre os 10 candidatos e candidata restantes apenas uma delas não foi citada por nenhum eleitor. Ruy Carneiro (PSDB) tem 7% das intenções de voto. Edilma Freire, 5%.  2% dos eleitores disseram que votariam em Raoni Mendes (DEM), 1% em Anisio Maia (PT) e em João Almeida (SD). Os candidatos Camilo Duarte (PCO), Carlos Monteiro (Rede), Pablo Honorato Nascimento (PSOL) e Rafael Freire (UP) foram citados por menos de 1% dos entrevistados. Rama Dantas, do PSTU, não pontuou.

Há pouco menos de 40 dias das eleições, chama atenção a quantidade de votos brancos e nulos. Juntos eles somam 20%. Entre os entrevistados, 8% souberam ou não responderam em quem vão votar.

REJEIÇÃO

O IBOPE também quis saber em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum, e eles poderiam apontar mais de um candidato na resposta. 43% deles citaram o candidato do PSB, Ricardo Coutinho. Em seguida, com 30%, aparece Cícero Lucena (PP). Ruy Carneiro (PSDB) vem logo depois, com 18% de rejeição. Nilvan Ferreira (MDB) , 16%. Wallber Virgolino (Patriota) 13%. Os candidatos Anísio Maia (PT) e Edilma Freire (PV) empataram, com rejeição de 11% cada um. A rejeição a João Almeida( Solidariedade) está em 10%. Raoni Mendes (Democratas), 9%. Há mais dois empates: com 8% de rejeição aparecem Pablo Honorato Nascimento (PSOL) e Rama Dantas (PSTU).  Com 7%, Camilo Duarte (PCO) e Raphael Freire (UP). O candidato menos rejeitado pelos eleitores, com 6%,  foi Carlos Monteiro (Rede).

Dos 602 entrevistados, 2% disseram que poderiam votar em todos os candidatos. Os que preferiram não opinar ou não sabem, somam 14%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (PB-07812/2020).