Eleições, Notícias, Paraíba

Depois de ser acusado de ficar em cima do muro, Luiz Couto (PT) toma partido pelo PSB

Depois de muitas cobranças, Luiz Couto (PT) anunciou apoio à candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB). Já nesta sexta-feira, ele participou de uma ação de campanha do socialista que, em uma transmissão ao vivo, comemorou a adesão do padre que é também atual secretário da Agricultura Familiar do Estado.

Couto vinha sendo cobrado de todos os lados. Queriam que ele se posicionasse. Afinal, ele estava com o governo e Cícero Lucena (PP)?  Apoiava Anísio Maia (PT)? Ou estava com Ricardo Coutinho (PSB), o candidato do PT de Gleisi Hoffmann? A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, com base na presença de Luiz Couto na gestão do governador João Azevedo (Cidadania), chegou a dizer, inclusive, que a candidatura de Anísio Maia estava a serviço do governo da Paraíba e tinha o objetivo de desarticular a esquerda na capital.

Fim do mistério. Pelo menos publicamente. A verdade é que não há surpresas nessa adesão. Luiz Couto, desde 2010, vem fechado com Ricardo Coutinho. Essa é a percepção da dirigente municipal do PT, Giucélia Cartaxo. Disse ela: “não foi surpresa”. Se é assim, a decisão de Luiz Couto não altera as coisas para o PT local, afinal, já diz o ditado: ninguém perde o que nunca teve.

Luiz Couto saiu de férias. Tempo precioso para investir na campanha de Ricardo Coutinho e para deixar esfriar as coisas com João Azevedo. Se vai voltar para a Secretaria, aí são outros quinhentos. O governo do Estado ainda não se pronunciou.