Notícias, Paraíba

Plano de retomada gradual das atividades presenciais é apresentado pela UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, em uma transmissão ao vivo pela internet, um plano de retomada gradual das atividades presenciais. As medidas foram apresentadas pela Comissão de Biossegurança. A ideia é que o retorno seja gradual e voluntário, mantendo os cuidados de prevenção e o distanciamento social. O uso de máscaras por alunos, professores e demais servidores  vai ser obrigatório. O distanciamento de 1,5 metro de distância entre cadeiras nas salas de aula, também. A instituição vai disponibilizar álcool gel em todas as dependências da Universidade.

Mapa: Folha de São Paulo

O plano foi criado com base nas diretrizes do protocolo de biossegurança publicado pelo MEC, nas diretrizes epidemiológicas do governo do Estado e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Planos de biossegurança de outras instituições federais foram usados como modelo e levou-se em consideração as dimensões do ambiente, a quantidade de alunos que podem ocupar as salas e a evolução das bandeiras epidemiológicas na Paraíba. Por exemplo, na bandeira vermelha nenhuma sala pede ser ocupada; na bandeira verde, a sala pode ser ocupada em sua capacidade máxima.

A professora Carina Carvalho, do departamento de fisioterapia, disse que a Comissão de biossegurança foi criada com o objetivo de “preservar a vida de cada um dos integrantes da comunidade universitária (técnicos, administrativos e comunidade acadêmica), orientar os técnicos-administrativos e comunidade acadêmica quanto aos procedimentos básicos para mitigação dos riscos dela decorrentes, recomendar ações que possibilitem um retorno gradual e seguro das atividades institucionais presenciais, quando as condições epidemiológicas permitirem”.

Beatriz Falcão, estudante do curso de Letras, está ansiosa para o retorno das aulas presenciais, mas sabe que precisa redobrar cuidados com a saúde e a prevenção por causa da Covid-19: “eu aprovo a retorno das aulas. Não de forma integral, mas gradualmente como foi apresentado, mesmo que nós alunos não precisemos ir todos os dias à faculdade”, disse.

Desde o dia 17 de maio, as aulas presenciais na UFPB foram suspensas para evitar contágio da comunidade acadêmica pelo coronavírus. O plano de retomada gradual ainda vai passar por avaliação.

 

*Reportagem Josean D’Lucena