Notícias, Paraíba

Justiça Eleitoral aciona Polícia Federal para que investigue assessores de Veneziano por postagens contra Bruno e Romero

A justiça eleitoral de Campina Grande determinou apreensão de aparelho celular e que a Polícia Federal apure ataques por meio das redes sociais ao candidato à prefeitura de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, e do atual prefeito da cidade Romero Rodrigues.

Segundo investigações, as mensagens estariam partindo de pessoas lotadas no gabinete do senador licenciado Veneziano Vital do Rêgo (PSB).

As decisões da Justiça Eleitoral, acatando ações da Coligação Campina Rumo ao Futuro, representada por Bruno Cunha Lima, atingem diretamente os servidores Vanusa Giometti e Oriel Marcos de Sousa Wanderley Júnior, ambos lotados no gabinete de Veneziano Vital do Rêgo no Senado Federal e acusados por difamação e calúnia eleitoral. Cada um deles, fazendo uso de suas redes sociais, via Facebook ou grupos de Whatsapp, disseminaram uma série de ataques infundados, com base na Operação Famintos, contra Bruno e Romero Rodrigues.

Em relação a Oriel Marcos de Sousa Wanderley Júnior, a Justiça Eleitoral determinou o recolhimento do aparelho ao servidor do Senado para perícia. O objetivo é descobrir a extensão dos efeitos da disseminação das mensagens injuriosas. Segundo a decisão, a partir do equipamento, Oriel – que teve o perfil suspenso por 30 dias – repassou uma série de conteúdos inverídicos contra Bruno e Romero em seus grupos de Whatsapp, notadamente em um chamado “Guiados por Deus”, que conta com quase 200 pessoas, tentando vincular a imagem do candidato e do prefeito do PSD à corrupção. O Facebook, proprietário do aplicativo WA, foi comunicado da sentença e informado de que, em caso de não cumprimento, será multado em R$ 1.000,00 por dia.

No caso da assessora Wanusa Giometti, também do gabinete de Veneziano Vital, a decisão da Justiça Eleitoral foi clara: retirar imediatamente do ar postagens no perfil Instagram com ataques à honra e à imagem de Bruno e de Romero. O Facebook, também proprietário do IG, foi da mesma forma comunicado sobre a sentença e informado sobre as mesmas penalidades pecuniárias diárias, em caso de não atender a determinação judicial.