Notícias, Paraíba

ABRAPSO se manifesta contra nomeação de Valdiney Veloso para reitor da UFPB

Posse de Valdiney Veloso está prevista para esta semana

A  Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) se posicionou publicamente contra a nomeação do professor Valdiney Veloso como reitor da Universidade Federal da Paraíba. Em nota publicada no Facebook, a ABRAPSO afirma que a nomeação é um ataque à educação pública e à democracia. De perfil conservador, alinhado com modedo de gestão privatista, Valdiney Veloso foi a escolha do presidente Jair Bolsonaro.

Veja a nota:

“A ABRAPSO. se manifesta veementemente contra a nomeação de Valdiney Veloso Gouveia para reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Valdiney é psicólogo e professor do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UFPB.
Na consulta com a comunidade acadêmica realizada no dia 26/08, o candidato obteve cerca de 5% dos votos apenas, perdendo em todos os segmentos (docentes, técnicos administrativos e estudantes). Na decisão do Conselho Universitário (CONSUNI) não obteve nenhum voto, e só entrou na lista tríplice graças a uma liminar.
Trata-se, portanto, de mais um ataque à educação, às universidades públicas e, no geral, à nossa democracia no âmbito do governo Bolsonaro.
Assim como concebemos o indivíduo de maneira indissociada à sociedade, também não separamos o psicólogo do indivíduo, muito menos a psicologia da política.
Nisso, muito nos envergonha enquanto psicólogos, psicólogas e piscólogues que outro colega de profissão – e, pior, um docente, que deveria ensinar pelo exemplo – se preste a esse papel.
Ressaltamos que os princípios e horizontes da ABRAPSO e, portanto, o projeto ético-político que professamos são diametralmente opostos aos que justificam e perpetuam posições e ações autocráticas, como a aqui repudiada. Nossa Psicologia, resguardando sua pluralidade teórico-conceitual e prática é outra!
Por fim, nos juntamos a todos, todas e todes que se posicionam frente a mais esse descalabro.”