Brasil, Eleições, Paraíba

Simulador de votação pode ser acessado no site do TSE

O primeiro turno das eleições municipais será neste domingo (15), e mais de 3 milhões de novos eleitores que vão votar pela primeira vez ainda não sabem o que fazer quando estiver diante da urna eletrônica.

Para ajudar os novatos a exercer o direito do voto sem dificuldades, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um simulador de votação em seu Portal na internet. Nele, o internauta terá aceso a uma urna virtual semelhante à utilizada nas seções eleitorais e vai poder “votar” para os cargos em disputa.

Na página disponibilizada há uma lista de candidatos e partidos fictícios. Caso o eleitor erre durante o ensaio, o simulador mostrará uma mensagem explicativa, apontando o erro e ensinando como proceder corretamente.

A estudante de 17 anos, Jocielle Silva, é marinheira de primeira viagem. Estava preocupada. Tinha receio de se confundir na hora da votação real. Acessar o simulador e testar como o processo funciona a tranquilizou: “eu tinha dúvida, e até um certo medo de errar, mas ao fazer a simulação da votação, percebi que é bem fácil e prático. Que ela possa ajudar outros jovens que votarão pela primeira vez”, disse.

Além do simulador, outra forma de ajudar o eleitor durante a votação é a chamada “colinha”, um papel com os nomes e números dos candidatos em ordem de votação e que pode ser consultado no momento do voto. Essa prática é permitida! O que pode é levar aparelho eletrônico para a cabine de votação.

É preciso atenção na hora de votar. Na urna, primeiro aparece a foto do(a) canditato(a) a vereador(a), e o eleitor terá que digitar cinco números e confirmar.  Na sequência, a foto do(a) candidato(a) à prefeitura, com dois dígitos.

De acordo com o TSE, há 19.342 candidatos(as) disputando prefeituras no país, e 19.711 candidatos(as) a vice-prefeituras. A diferença se dá pelo indeferimento de algumas candidaturas. Já para Câmaras Municipais, são 518.308 concorrentes.

Números da Paraíba

Candidatos a prefeituras:  649
Candidatos a vice: 664
Candidatos a vereador (a): 11.205

*Por Josean D’Lucena