Eleições, Paraíba

Projetado como vitorioso no 1º turno, Bruno deve atrair os votos de Bolinha em Campina

 

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na tarde desta sexta-feira, 13, por unanimidade, de rejeitar o recurso dos advogados do candidato a prefeito de Campina Grande Artur Bolinha (PSL), pela manutenção do registro de candidatura da vice na sua chapa, a médica Annelise Meneguesso, do mesmo partido, causa um impacto direto na disputa eleitoral na cidade, a 48 horas da decisão das urnas. Todos os votos dados a Bolinha não serão levados em conta pela Justiça Eleitoral, mesmo com ele recorrendo da decisão da corte.

 

A saída de Bolinha do páreo sucessório termina por beneficiar diretamente o candidato Bruno Cunha Lima (PSD), na avaliação de especialistas, por duas razões básicas: o perfil do eleitorado do candidato impedido do PSL, conservador, é muito próximo ao de Bruno. E, segundo ponto, geralmente em situações análogas a tendência de uma parcela considerável de eleitores é optar pelo voto útil, destinando a preferência na urna pelo postulante com grandes chances de vitória.

 

Além de ter um desempenho, em termos de votos válidos, da ordem de 53,6% das intenções de sufrágio nas urnas – o que garante uma vitória já no primeiro turno – Bruno Cunha Lima tem uma outra vantagem palpável em relação aos concorrentes – que agora se resumem a mais outros três: 68% do eleitorado campinense não tem dúvidas de que o candidato a prefeito do PSD sairá vitorioso no pleito de domingo.