Eleições, Notícias

Termina votação em João Pessoa, um pleito tranquilo e com novidades

O priemiro turno das eleições municipais foi realizado este domingo (15), em todos os 223 municipios paraibanos. Mas é a capital João Pessoa que atrai as atenções. A cidade tem mais de meio milhão de eleitores e teve o número recorde de candidatos neste pleito. Foram 14 nomes na disputa. A votação começou às 7h e se estendeu até às 17h, sem ocorrências.  Para o cientista político Gonzaga Rodrigues, foi um primeiro turno sem maiores surpresas, sem maiores conflitos. De acordo com Gonzaga,  “a quantidade de candidaturas, demonstra a imprevisibilidade despe pleito, no que diz respeito a um segundo turno.  E a pandemia do novo corona vírus contribuiu para que todo processo fosse morno, sem muitas manifestações”, comenta.

Ainda segundo Gonzaga Rodrigues,  a metodologia mostrou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acertou e justiça Eleitoral conseguiu cumprir a normativa o regramento e a tecnologia, levando em consideração as normas sanitárias.  “Resta saber qual vai ser o tamanho da abstenção, principalmente para os que não tinham obrigatoriedade de votar, mesmo tendo um horário prioritário para esses eleitores”, comenta. O horário das 7h às 10h foi prioritário para os idosos e grupo de risco.

O analista explica que em função das próprias limitações das campanhas, foi difícil observar na rua alguma tendência. “Geralemente, as pessoas expressavam nas ruas, com cores de camisas, bandeiras, distribuição de material de candidatos, o que desta vez, vimos muito pouco, explicou.

Mas ainda segundo Gonzaga, as pesquisas realizadas por institutos fizeram o apontamento correto em relação ao primeiro colodao na disputa,  Cícero Lucena (Progressista) e também como mostrado nas pesquisas, uma corrida acirradapara chegar em segundo lugar, para puxar um segundo turno. Até o momento, a surpresa seria Ruy Carneiro num segundo das eleições.