Notícias, Paraíba

Gurjão: a cidade que terá maioria feminina no legislativo

Numa eleição em que a ausência da representatividade feminina tanto no legislativo, quanto no executivo foi marcante na Paraíba, o município de Gurjão, na região da Borborema, contrariou a tendência e vai ser o único que contará com a maioria feminina na Câmara de Vereadores da cidade a partir de 2021. Apesar de ser a maioria do eleitorado,  as mulheres ainda são minoria nos parlamentos.

Nas eleições deste ano de 2020, das nove vagas, cinco serão ocupadas por mulheres. Além disso, a cidade faz história por superar a quantidade de mulheres eleitas em relação a eleição passada.

Neta Camilo (Republicanos), Patricia de Mica (PT), Macielma Candido (Republicanos), Selminha (Republicanos) e Fabricia Silva (Republicanos) irão compor a Casa Agripino de Farias Gurjão.

Dezoito pessoas concorreram a uma vaga de vereador na cidade, conforme o portal DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desse total, seis eram mulheres e apenas uma não conseguiu se eleger. A atual legislatura, que se finaliza no fim do ano, tem apenas duas mulheres na Câmara Municipal de Gurjão.

Ssgundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Gurjão tem 3.453 habitantes.