Brasil, Eleições, Paraíba

Presidente do TSE chama de “covardia” a violência de gênero nas Eleições 2020

Em uma mensagem publicada nesta terça-feira (24) nas redes sociais, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, fez um balanço do 1º turno das Eleições Municipais 2020 e destacou a alta taxa de violência por motivação política, especialmente contra mulheres.

Barroso afirmou que “a violência física ou moral contra as mulheres pelo simples fato de serem mulheres é inaceitável. Esse tipo de atitude, esse tipo de comportamento é pior do que machismo. É, na verdade, covardia”, disse.

Para o ministro é preciso que tenhamos mais mulheres na política para desconstruir essa cultura atrasada que discrimina, que gera preconceito e agressões contra candidatas. Barroso fez, inclusive, uma citação do slogan da campanha  “Mais mulheres na política – Elas podem. O Brasil precisa”, promovida pelo TSE.

Em 2020 houve um aumento do número de vereadoras eleitas no primeiro turno, ainda assim elas representam apenas 16% dos veredores eleitos. Na disputa para o executivo o percentual é ainda menor: mulheres representam 12% do total de prefeitos eleitos. Na Paraíba, 37 mulheres foram eleitas prefeitas. No segundo turno, em todo o país, há mais de 50 mulheres candidatas a prefeitas e vice-prefeitas. É ainda uma participação muito tímida.

Também este ano, apesar da redução de crimes eleitorais como boca de urna, compra de votos e transporte ilegal de eleitores, houve aumento dos crimes contra a vida (homicídios e tentativas de homicídio) e contra a liberdade pessoal (ameaças) de candidatos(as). Barroso lembrou que a violência é incompatível com a democracia: “é preciso jogar limpo e civilizadamente. E os órgãos de segurança pública estão vigilantes em relação à atuação do crime organizado”, disse.

Veja o pronunciamento do Presidente do TSE:  https://www.youtube.com/watch?v=cs0JasFp0Y4&feature=emb_logo.

 

Por Josen D’Lucena