Eleições, Notícias, Paraíba

Segundo turno: MPE faz plantão para combater crimes eleitorais em João Pessoa

O Ministério Público Eleitoral (MPE) vai trabalhar em regime de plantão neste fim de semana (28 e 29) de eleição em todas as cinco zonas eleitorais de João Pessoa. O objetivo é combater crimes eleitorais antes e durante o pleito.

O processo de preparação do MPE começou desde o término do primeiro com a fiscalização e inseminação das urnas, análise de Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), de Ações de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) e de pesquisas eleitorais.

De acordo com a promotora da 70º Zona eleitoral, Dulcerita Alves, “o trabalho do segundo turno se torna intenso porque é um período muito curto, que exige mais agilidade e mais cuidado na fiscalização, mesmo com apenas dois candidatos”. Ela completa: “estamos alerta aos procedimentos de compra de voto, boca de urna, derramamento de santinhos. Ressalto que estou usando a ferramenta Monitora77 na fiscalização da propaganda das condutas vedadas na Internet e que os cidadãos podem ajudar, marcando o candidato nessas postagens para que possamos rastrear e agir”.

Para a promotora Norma Maia, da 76ª Zona eleitoral, neste segundo turno, o processo é um pouco mais tranquilo que no primeiro turno: “a movimentação é menor, por exemplo, em relação à propaganda de rua, que faz parte da minha atribuição. É muito mais calmo esse processo. Em relação ao dia 29, também acredito que será bem mais tranquilo do que a votação do primeiro turno. Nossa orientação é que os candidatos e eleitores sigam os protocolos de saúde, porque vivemos em um período de pandemia e os casos de convid estão aumentando nos últimos dias. As medidas são as mesmas, no sentido de evitar aglomeração e sermos o mais breve possível no ato de votar”.

Nos dois dias de plantão, as denúncias relacionadas a crimes eleitorais e ao descumprimento de normas sanitárias relacionadas à covid-19 podem ser feitas pelos telefones 83 2107-6100 e 99181-5102 (WhatsApp) ou presencialment,e na Promotoria de Justiça de João Pessoa, localizada na Avenida Almirante Barroso, 159, Centro.

Por Josean D’Lucena