Entrevista

“Não vou promover desemprego na prefeitura”, afirma Cícero Lucena na primeira entrevista a um Blog de Política

O progressita Cícero Lucena foi eleito com 185.055 votos no último domingo e vai governar a capital paraibana pela terceira vez. O  ‘Política Por Elas’ foi o primeiro Blog a entrevistar o gestor para saber sobre questões como transição de governo, secretriado, investimentos, funcionalismo público e educação.  Cícero garantiu que deve continuar obras já iniciadas, que vai dialogar com comunidades e não vai promover perseguição dentro da prefeitura. Acompanhe a entrevista.

Política Por Elas: Depois da vitória há muito trabalho para pouco tempo de transição. Ontem o senhor anunciou os nomes que estão presentes neste processo de troca de governo, que mais nomes nós poderemos ver daqui para a frente?

Cícero Luecna: Todos eles [equipe de transição] estão autorizados em suas áreas a convocar técnicos que possam colaborar com equipes. Por exemplo, na área da saúde, na área da educação, infraestrutura, todos estão esperando que a prefeitura e atual gestão forneça os dados para que esses dados nos ajude na elaboração dos planos e na formatação da estrutura da prefeitura de João Pessoa. Nós temos muitas secretarias e vamos começar estudando a redução deste número, unindo algumas delas no sentido de dar mais agilidade nas decisões e na operação da prefeitura.

Política Por Elas: O senhor acredita que essa transição vai ser fácil, de diálogo, de transparência, com a atual gestão Luciano Cartaxo?

Cícero Lucena: O prefeito, independente de quem fosse ganhar, anunciou, na semana passada, que estaria disponibilizando as informações. Nós estamos aguardando, esperamos que hoje isso possa se concretizar para que amanhã as equipes possam trabalhar.

Política Por Elas:  O senhor anunciou já o nome de Socorro Gadelha como secretária de habitação, que mais nomes secretários poderia nos adiantar?

Cícero Lucena: Socorro foi um compromisso de campanha. Estou cumprindo porque, para mim, é uma das melhores técnicas do Brasil na área, e nós sabemos da importância da prefeitura olhar para a gestão da moradia. A moradia completa com habitabilidade e com todas as preocupações de saúde e mobilidade urbana. Nós temos dois projetos a ser definidos: aquele que vamos buscar em Brasília, com novos recursos para cumprir nossa meta de 11 mil moradias; e aquele voltado para o que já foi entregue e não tem escola, creche ou PSF e não tem transporte na porta. Então, nós já estamos atuando nessa área. Socorro é uma técnica que já havíamos adiantado para essa área. E já vamos nos adiantar indo a Brasília, que ainda não iniciou o debate sobre o orçamento. Que possamos então inserir as nossas demandas nessa área, já com os projetos que pretendemos e vamos tentar incluir algo para o orçamento do próximo ano.

Política Por Elas: Prefeitos, de uma forma geral, têm reclamado da queda de repasses de  recursos do Fundo de Participação dos Municipios (FPM). Desde outubro, os gestores já haviam amargado a queda de cerca de 14% no FPM. O senhor diz que vai buscar apoio da bancada federal. Nesse aspecto, ser do Progressistas, tendo Agnaldo Ribeiro, líder da maioria, com uma proximidade com o presidente Jair Bolsonaro, vai ajudar nessa captação de recursos?

Cícero Lucena: Nós faremos um esforço muito grande, no sentido de termos projetos para buscarmos recursos onde tenha fonte de repasse. Eu acredito que com a prefeitura com projetos em várias áreas e cuidando no tempo devido, nós vamos recompensar essa queda de receitas, exatamente com a captação de novos recursos. Um compromisso que eu tinha mantido para buscar mais recursos e sem dívidas, o deputado Federal Agnaldo Ribeiro e a senadora Daniella Ribeiro, bem como o senador Diego Tavares, vão colaborar para que a gente possa atender os recursos necessários para estes projetos, que serão desenvolvidos na área social, de infraestrutura que a cidade tanto precisa.

Política Por Elas: O senhor falou em redução de secretarias, que outras medidas o senhor deve tomar já como prefeito empossado para sanear a prefeitura, reduzir custos e tornar a máquina mais eficiente?

Cícero Lucena: Nós vamos modernizar nossa gestão trazendo uma ferramente que é fundamental, que é a tecnologia. Nós pretendemos o mais rápido possível para nos auxiliar na redução de custos e na eficiência do aumento da receita. Por exemplo, hoje nós precisamos de seis meses para conseguir um alvará de construção. Eu quero dar celeridade a esse processo e conseguir conceder essa autorização em 24 horas. Com isso, nós podemos contribuir com o aumento da receita da prefeitura, facilitamos para que o empresários façam mais investimentos, gera mais oportunidade de emprego e renda, e assim aumentamos a receita do município.

Política Por Elas: O senhor deve contar com uma bancada aliada já fortalecida assim que tomar posse porque vários partidos que compuseram seu arco de alianças na campanha estão representados na Câmara Muncipal de João Pessoa. Mas temos uma Câmara masculina, prioritariamente. Sobre essa questão de gênero, o senhor deve respeitar a representatividade feminina na indicação de nomes para o secretariado?

Cícero Lucena: É a minha naturalidade. Eu estou montando uma equipe competente e competência não tem gênero. Competência serve para homens e mulheres. Não precisarei calcular isso. São profissionais que vão me ajudar a encontrar soluções para a cidade.

Política Por Elas: Analistas avaliam que há uma série de desafios que o senhor deve enfrentar, um deles é dar continuidade às obras iniciadas na gestão Cartaxo, a exemplo da contenção da Barreira do Cabo Branco e a revitalização ds Epitácio Pessoa. O senhor vai finalizá-las?

Cícero Lucena: As obras que tiverem recursos e atenderem exatamente às necessidades da população, nós tenmos que tocar com responsabilidade, porque com dinheiro público não deve se brincar, deve-se ter responsabilidade. Eu considero isso como um ato normal da gestão. O que nós vamos fazer é buscar mais recursos. Hoje mesmo tive uma reunião com o governador João Azevedo para que possamos tocar ações em parceria nas áreas da saúde, educação, desenvolviemnto econômico e geração de emprego e renda. Estamos cumprindo aquelas etapas que já haviamos adiantado em campanha já neste terceiro dia pós eleições.

Política Por Elas: A atual gestão conseguiu US$ 100 milhões de dólares em financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mas não usou o recurso. Qual destino o senhor deve dar a esse dinheiro?

Cícero Lucena: Nós vamos tomar conhecimento dos verdadeiros objetivos desses empréstimos e consequentementes vamos executá-lo no que for benéfico à cidade de João Pessoa. Com esse compromisso, é um dinheiro carimbado, um dinheiro que terá que ser gasto conforme os projetos. E se em determinado momento se identificar uma necessidade de adaptação a esse modelo nosso de gestão, nós iremos propor ao BID, e caberá ao banco fazer a análise da alteração.

Política Por Elas: Existe um projeto de revitalização do Porto do Capim, no centro da cidade. É um projeto polêmico, que envolve a retirada de pessoas que vivem na área há muito tempo.  O senhor vai abrir diálogo com essas pessoas para tocar a obra?

Cícero Lucena: Com certeza. Se não, não é diálogo verdadeiro. Se você diz que dialoga e não escuta, não está dialogando. Eu tenho a responsabilidade e prática de vida de observar, discutir aquilo que está proposto com aqueles que são os mais interessados, como sempre foi uma prática de minha gestão. Nada melhor do que você ouvir os contraditórios para que você termine tomando a melhor decisão.

Política Por Elas: Prefeito, e com relação aos cargos comissionados, prestadores de serviço? Muitos estão com medo de desemprego.  O senhor vai demitir?

Cícero Lucena: Nós teremos a cautela de não sair perseguindo ninguem e não faremos. Agora, nós temos espaços a crescer porque nós temos vários serviços a ampliar na prefeitura e pode haver remanejamento que possa corresponder a esses serviços. Por exemplo, pretendo voltar com cem por cento de cobertura nos PSFs, isso vai demandar mais gente, equipes completas. Como também na educação, vamos voltar a garantir vagas para todos e avançar na área de tecnologia.  Iremos implementar vários serviços e isso vai demandar mais pessoas. Eu espero num primeiro momento, não demitir, e sim fazer remanejamento de pessoas para que sejam preservados estes empregos, ainda mais nesse momento de crise, que tenho a responsabilidade de saber qual o papel do poder público.

Política Por Elas: Educação na rede pública. Como retomar as aulas neste moento de pandemia?

Cícero Lucena: Temos que estudar a forma de voltar a funcionar. Os protocolos que estão sendo feitos serão analisados. Vamos reunir um comitê intersetorial para que no caso das particulares, possamos ouvir os proprietários, professores e pais.  Da mesma forma faremos no serviço público, sendo no público, tudo isso fica a cargo da prefeitura. E vamos inserir a tecnologia de forma rápida e eficiente para diminuir esse fosso que há entre a escola pública e a privada. É um compromisso meu  e assim o farei.●