Notícias, Paraíba

Ex-prefeito de Pilõezinhos e parentes são denunciados por desvio de verba pública

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) denunciou o ex-prefeito do município de Pilõezinhos, Rosinaldo Lucena Mendes, o sobrinho e a ex-esposa dele, pelos crimes de responsabilidade e falsidade ideológica que resultaram no desvio de R$ 83,2 mil verba pública e enriquecimento ilícito.

De acordo com a investigação realizada pela Promotoria, foi constatado que em 2013, quando ainda era prefeito da cidade e ordenador de despesas, Rosinaldo Mendes criou, com o sobrinho Cássio Lucena Mendes da Silva, uma empresa de fachada no nome de Maria Thayslane da Silva Pimentel, à época esposa de Cássio, para desviar verba da prefeitura.

Segundo a denúncia, “para que o esquema funcionasse, o ex-gestor procedeu a contratação direta da empresa, por meio de dispensa indevida de procedimento licitatório e do fracionamento de despesas. O desvio era feito através do fornecimento de notas fiscais falsificadas por Cássio e pela então esposa, alterando a verdade dos fatos, uma vez que serviços nunca foram prestados e mercadorias nunca foram entregues, incorrendo na prática de crime de falsidade ideológica”. Ainda de acordo com a denúncia, as irregularidades cometidas geraram um enriquecimento ilícito estimado em aproximadamente R$ 30 mil.

A promotora de Justiça Andréa Bezerra Pequeno de Alustau, da 1ª Vara Mista de Guarabira, destacou que Maria Thayslane foi usada como “laranja” para criar a empresa que na verdade pertencia a Cássio Silva, e que esta não seria a primeira vez que ela foi usada como “laranja” para práticas de irregularidades por parte ex-prefeito de Pilõezinhos.

 

Por Josean D’Lucena