Notícias, Paraíba

Selo Unicef: 30 cidades paraibanas são certificadas pelo Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância concedeu na manhã desta terça-feira (8) o Selo UNICEF a 30 municípios paraibanos que assumiram o compromisso de colocar os direitos de crianças e adolescentes como prioridade.

As cidades da Paraíba certificadas pelo Unicef fazem parte dos 431 municípios da Amazônia legal e do Semiárido brasileiro que conseguiram alcançar os resultados propostos pelo Unicef na edição 2017-2020 do Selo, promovendo ações nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Nívia Souza é articuladora do Selo na cidade de Lucena, uma das cidades certificadas pela ONU por meio da Unicef. Para ela “o selo representa melhoria na qualidade de direitos, da assistência social, saúde e educação. É um ganho enorme, porque sabendo utilizar a certificação que o selo promove, as portas se abrem para projetos e parcerias em nível estadual e federal”, destacou.

Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil, participou da cerimônia de certificação que foi virtual em razão da pandemia da covid-19. Segundo ela, “nestes quatro anos, cada um desses municípios melhorou muito em relação a ele mesmo, superando dificuldades e alcançando resultados concretos. Eles comprovaram melhoras nas políticas públicas e, com isso, garantiram mais direitos a meninas e meninos”.

O Selo UNICEF é uma iniciativa criada com o objetivo de estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Veja os municípios certificados com o Selo Unicef na Paraíba:

Araruna, Bernardino Batista, Bom Jesus, Cabaceiras, Campina Grande, Cubati, Cuité, Damião, Dona Inês, Duas Estradas, Esperança, Frei Martinho, Gurjão, Juripiranga, Lagoa Seca, Lucena, Montadas, Monte Horebe, Natuba, Olivedos, Picuí, Pombal, Santa Inês, Sapé, Solânea, São Bentinho, São José do Brejo do Cruz , São José do Sabugi, São José dos Cordeiros e Umbuzeiro.