Covid-19, Notícias, Paraíba

Primeiro caso de reinfecção por Covid-19 no país é identificado pelo Lacen-PB

O primeiro caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil foi identificado em uma mulher de 37 anos, sem comordidades, pelo Laboratório de Vigilância Molecular Aplicada (LAVIMAP) da Escola Técnica de Saúde da UFPB em conjunto com o Lacen- PB. A paciente trabalha na saúde da Paraíba, mas mora no Rio Grande do Norte. A primeira infecção foi registrada em junho; a segunda, em outubro, dentro de um intervalo de coleta de 116 dias. Nos dois casos, a mulher teve sintomas leves da doença.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, “a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da Paraíba e o Lacen vêm fazendo um trabalho de investigação intenso desses casos suspeitos em parceria com o LAVIMAP da UFPB. E isso está sendo possível devido novo parque tecnológico do Laboratório e às novas instalações, além da qualificação dos técnicos do Lacen.”

A Paraíba tem 16 casos em investigação. Das amostras recebidas pelo LAVIMAP e pelo Lacen-PB, oito já foram investigadas e enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz- no Rio de Janeiro. Bergson Vasconcelos, diretor do Lacen-PB, diz que para a abertura de protocolo de casos de reinfecção é necessário que eles atendam aos seguintes critérios: o mesmo paciente ter dois resultados de RT-PCR detectáveis para SARS CoV-2, com intervalo maior ou igual a 90 dias; ou dois resultados de RT-PCR detectáveis para SARS CoV-2, com intervalo menor que 90 dias, desde que, tenha um terceiro resultado de RT-PCR não detectado para SARS CoV-2 entre o intervalo dos dois exames positivos.

O governador João Azevêdo procurou tranquiliz a população : “não há a necessidade de pânico”, disse. Mas Azevêdo fez um pedido: “apelamos para a população que continuem com todos os cuidados de proteção e higiene pessoal, mantendo o distanciamento social, usando máscara e lavando as mãos com água e sabão”.

Da redação com informações Secom