Política com pimenta

“E o que é que tem?”

Essa foi a resposta do presidente da Cãmara Municipal de João Pessoa, João Corujinha (Progressistas)  ao alerta feito pelo vereador Damásio Franca (Progressista) para o projeto de Lei Complementar que aumentou a remuneração do veradores aqui da capital.

O diálogo demonstra que Damásio já previa que a matéria traria uma péssima repercussão para a casa. E trouxe. Na manhã de hoje, já houve vereador dizendo que vai abrir mão do reajuste.  A preocupação de Corujinha foi se havia quórum.

No vídeo, é possível compreender que o PLC foi colocado em pauta sem que boa parte dos parlamentares tivesse conhecimento sobre o tema. Tanto que o vereador Lucas de Brito chega a perguntar: “Presidente, o projeto foi lido só um número.  Do que é que se trata? Não dá para discutir uma coisa que só tem o número”, exclama Lucas.

Corujinha tenta justificar que não será um aumento: “Eu quero justificar que é apenas uma revisão”.

O vereador Humberto Pontes (PV) vai até a mesa diretora questionar sobre a constitucionalidade da matéria. Ele pergunta se passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ouve do  presidente que não seria preciso.

O projeto, que não entrou nem sequer na pauta e não foi disponibilizado no site da Câmara Muncipal de João Pessoa,  foi aprovado pela maioria. Teve votos contrários apenas de Lucas de Brito (PV), Sandra Marrocos (PT), Thiago Lucena (PRTB), Humberto Pontes (PV). A matéria já havia sido discutida anteriormente e os parlamentares haviam deliberado que não iriam conceder nenhum tipo de aumento ou reposição salarial.

Como as sessões são transmitidas pelo youtube, a ONG Minha Jampa legendou o discurso e nós do  Blog ‘Política Por Elas’ trazemos aqui.

Acompanhe no vídeo.