Notícias

Famup: George Coelho é empossado e quer expandir alcance da Federação

O presidente eleito da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, tomou posse nesta quinta-feira (7) para o biênio 2021-2022 em que estará à frente do órgão. Na cerimônia, ele destacou que continuará atuando pela autonomia dos municípios, que enfrentarão um ano delicado em 2021.

“Não podemos jamais parar nossa luta, não podemos parar de correr atrás do que é direito das nossas cidades. Este ano começa difícil, mas tenho certeza que venceremos. Vamos nos fortalecer este ano para continuar a garantir conquistas coletivas para os municípios e na vida da população paraibana”, ressaltou.

Atualmente, mais de 190 municípios são filiados à Famup e um dos desafios neste novo biênio, conforme George, é conseguir filiar os gestores de todas as 223 cidades paraibanas, para unificar e fortalecer ainda mais as pautas que serão levadas para o Congresso Nacional e demais poderes ao longo dos próximos dois anos.

“Municipalismo forte é quando temos união e todos os municípios são bem-vindos. Queremos resgatar a autonomia e independência dos municípios, fazendo deles prioridade nas pautas legislativas e também do poder executivo. Município não deve ser segundo plano, porque é a partir dele que tudo se inicia”, analisou.

Os convidados além de parabenizar o presidente, ressaltaram a atuação dele na luta municipalista e garantiram a renovação do apoio para este ano. Participaram do evento o promotor de Justiça Raniere Dantas, representando o Ministério Público da Paraíba; o secretário de Desenvolvimento Humano do Estado, Tibério Limeira, em nome do Governo da Paraíba; os deputados Buba Germano e João Gonçalves da Assembleia Legislativa, o deputado federal Wilson Santiago, simbolizando a bancada federal paraibana e Eduardo Strans, em nome da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Raniere Dantas destacou a parceria do MPPB com a Famup e colocou o órgão à disposição para auxiliar a Federação em prol das lutas pelos municípios paraibanos e afirmou que a reeleição de George (a unanimidade dos votos) evidenciou o trabalho de qualidade desenvolvido por ele. “Nossa relação já está no nível de desenvolver projetos juntos, onde buscamos contribuir. O Ministério Público quer o bem da sociedade paraibana, e estamos aqui para colaborar”, garantiu.

Além de George, tomaram posse os membros da diretoria da Famup, formada por Roberto Bandeira de Melo Barbosa como 1º vice-presidente (Bom Jesus), André Luiz Gomes de Araújo como 2º vice-presidente (Boa Vista), Anna Lorena Nobrega como 3ª vice-presidente (Monteiro) e Euclides Sérgio Costa de Lima Júnior como 4º vice-presidente (Baía da Traição). A Secretaria será formada por Allan Feliphe Bastos de Sousa (Pedra Branca), Bevilacqua Matias Maracajá (Juazeirinho) e Tiago Marcone Castro da Rocha (Cabaceiras). A chapa contou ainda com Fábio Ramalho da Silva, do município de Lagoa Seca como 1º tesoureiro e Lúcio Flávio Araújo Costa, de Itabaiana, como 2º tesoureiro.

Os integrantes do Conselho Fiscal também foram empossados: Ronaldo R. de Queiroz (Gurjão), José Alexandre de Araújo (Santa Luzia), Joyce Renally Felix Nunes (Duas Estradas), Cláudia Macário Lopes (Quixaba) e Maria Rodrigues de Almeida Farias (Alagoinha). Na suplência, estão Aguifaildo Lira Dantas (Frei Martinho), Rosalba Gomes da Nóbrega (São José do Bonfim), Joaquim Hugo Vieira Carneiro (Riacho dos Cavalos), José Benício de Araújo Neto (Pilar) e Diogo Richelli Rosas (Nova Olinda).