Notícias, Paraíba

Governo e prefeitura iniciam parceria para assegurar uso correto de redes de esgotamento sanitário e de galerias pluviais

O governador João Azevêdo e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, realizaram nesta sexta-feira (8), uma visita técnica ao Largo da Gameleira, no bairro de Tambaú, com o objetivo de retomar o projeto Praia Limpa, ação que visa assegurar o uso correto das redes de esgotamento sanitário e das galerias pluviais, preservando o meio ambiente e garantindo a balneabilidade da orla marítima da Capital paraibana, com a efetividade das ações conjuntas entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a união de esforços entre órgãos das gestões estadual e municipal para a realização de ações concretas em benefício da população. “Nós estamos saindo da teoria para a prática, atuando juntos em benefício da população. O que nós estamos fazendo é uma medida preventiva, iniciando um processo com uma ação educativa, esclarecendo as pessoas que existem duas redes, uma de esgoto e outra de drenagem pluvial, que não podem, de forma nenhuma, serem utilizadas de forma trocadas porque geram problemas, como a poluição de áreas de lançamentos, como é o caso das praias”, disse.

O gestor estadual também ressaltou a necessidade da intervenção do poder público para garantir a balneabilidade das praias. “A Sudema monitora as mais de 50 praias do nosso Litoral. Toda semana, nós emitimos um relatório dizendo quais delas estão em condição de uso ou não, com três a quatro praias sem condições de balneabilidade. Essa ação que vamos fazer vai praticamente zerar isso e garantindo que todas as nossas praias estejam em condições de uso, a não ser quando o problema é causado por grandes chuvas que trazem, através dos rios, o lançamento de outros produtos, mas, com relação ao esgotamento sanitário é o que queremos resolver”, frisou.

Ele ainda afirmou que os investimentos em infraestrutura assegurados pelo Governo do Estado junto ao Banco Mundial também serão destinados para ações de esgotamento sanitário em João Pessoa. “Assinamos um empréstimo de US$ 128 milhões com o Banco Mundial e vamos duplicar a capacidade de tratamento de esgoto de João Pessoa, o que irá permitir que a cidade não tenha de, forma nenhuma, o lançamento de esgoto em qualquer direção que não seja a estação de tratamento”, finalizou.

Por sua vez, o prefeito Cícero Lucena afirmou que a retomada das ações do projeto Praia Limpa inicia hoje com o fechamento de seis ligações clandestinas. “Essa é a verificação, a troca de informação e o uso da tecnologia que o Governo do Estado tem na Cagepa de, através de um robô, entrar nas galerias pluviais para identificar se há ligação clandestina, o que é fundamental porque nós identificarmos os proprietários responsáveis. De forma concreta, a Secretaria da Infraestrutura do município já vai fechar seis ligações clandestinas, no sentido de mostrar numa forma concreta a ação dessa parceria. Nós estaremos vigilantes e atentos porque é algo importante para a questão ambiental da nossa cidade, pois praias limpas atraem turistas”, sustentou.

O diretor de operações da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Simão Almeida, explicou como funcionará a atuação dos governos estadual e municipal. “Muitos imóveis jogam suas águas pluviais na rede de esgoto, como existem imóveis que jogam seus esgotos nas galerias de águas pluviais, por isso que, vez por outra, vemos esgotos desembocarem nas praias. A Cagepa tem um equipamento, o jetscan, que é colocado dentro das galerias e  identifica os esgotos jogados nelas, fazendo o tamponamento. Além disso, em parceira com a Prefeitura, vamos fazer a fiscalização nos imóveis para que quem estiver jogando a água pluvial na rede de esgoto possa modificar suas instalações”, falou.

A ação desta sexta-feira representa a efetividade do termo de convênio e cooperação assinado pelo governador João Azevêdo e o prefeito Cícero Lucena para realização de ações conjuntas nos serviços de abastecimento d’água, esgotamento sanitário e drenagem urbana na Capital paraibana.

Acompanharam a visita técnica o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; o deputado estadual João Gonçalves; o presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho; além de auxiliares das gestões estadual e municipal.