Opinião

De volta ao MDB? Veneziano faz mistério

Aumentam as especulações em torno da volta de  Veneziano Vital do Rego ao MDB. Há quem diga que a filiação seja confirmada ainda hoje, em Brasília, onde ocorre a cerimônia de posse da mãe dele, Nilda Gondim (MDB), no Senado. 

O senador desconversa, mas a presença da mãe dele na legenda é atributo que confere certa tranquilidade ao parlamentar – sem partido desde que anunciou o desligamento do PSB, em 23 de dezembro de 2020.

Veneziano foi do MDB por 14 anos, de 2004 a 2018. Isso pesa, mas a saída foi motivada por uma série de desgastes expostos na carta de despedida dele à época. Em um dos trechos,  escreveu: “relutei ao fazê-lo, mas quedo-me a uma realidade de óbices intransponíveis em situações vividas em níveis estadual e nacional”, dizia um trecho do documento”.

Águas passadas, talvez. Na política não há nada que dure pra sempre, especialmente nas relações partidárias. O pragmatismo é a regra. As condições agora são outras. “Vené” pode voltar e por cima da carna seca, como diz o ditado.

O nome do senador tem sido ventilado como futuro presidente do MDB na Paraíba – também por uma questão puramente pragmática. Não que desejem o mal de José Maranhão, mas a verdade é que o decano do Senado, com 89 anos de idade, permanece internado por complicações da Covid-19. Se voltará à ativa mesmo se recuperando totalmente da doença, só o tempo vai dizer.

Logo, a probabilidade existe e beneficia Veneziano. Afinal, nessa seara não há espaço que fique vazio por muito tempo.