Notícias, Paraíba

Mais de 30 mil estudantes da 3ª série da Rede Estadual de Ensino da PB farão Enem 2020

Ao todo, 30.200 estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino da Paraíba estão inscritos para fazer as provas do Enem que acontecem neste domingo (17) e no próximo dia 24 de janeiro. O número representa 73% de todos os alunos matriculados na 3ª série e inscritos no Exame, o que coloca a Paraíba como o Estado com maior número de estudantes deste nível inscritos nas provas. Ao longo de toda a preparação para o exame, a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) promoveu diversas ações para manter as aulas e atividades relativas ao Enem funcionando mesmo durante o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

 

Se Liga no Enem Revisão Online -Em uma perspectiva multiplataforma, o programa fez uso do Google Classroom como sala de aula virtual para acompanhamento das atividades junto aos estudantes. Foram abertas 14 salas, com referência ao número de Gerências Regionais de Ensino (GRE). Os professores passaram por uma capacitação sobre o uso de ferramentas digitais para o ensino remoto, para dinamizar as atividades através da gamificação, metodologias ativas e aprendizagem significativa. Os mestres produziram, semanalmente, atividades inéditas totalmente voltadas para o formato da prova e seguindo à risca a matriz de referência do Enem e suas áreas de conhecimento.

 

Também foram realizados simulados e revisões online por meio do canal no YouTube da Secretaria de Educação; programas de revisão na Rádio Tabajara AM e na TV Paraíba Educa, cujo objetivo foi alcançar alunos que não têm acesso a internet; além do Desafio Nota 1000, com questões lançadas semanalmente.

 

Foram mais de: 1.266 estudantes matriculados nas 14 salas do Google Classroom; 19.750 respostas às atividades semanais e simulados durante a preparação; 87 Vídeos autorais no classroom e com play list no YouTube do Se liga; 114 podcasts gravados; mais de 206 mil impressões no YouTube, que é o número de pessoas que o conteúdo do Se Liga conseguiu alcançar; 8 mil horas de exibição de aulas no YouTube e mais de 30 mil visualizações nas lives interdisciplinares que aconteceram aos sábados.

 

Ponto de apoio – Tradicionalmente, a SEECT colocava diversos pontos de apoio em vários locais de prova espalhados por todo o Estado para dar suporte aos estudantes da Rede Estadual que iriam fazer as provas do Enem. Entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, a SEECT estará com um ponto de apoio presencial na Escola Cidadã Integral Liceu Paraibano, a partir das 9h, nos dois dias de provas.

 

Kit Enem – Com recursos da SEECT, as escolas montaram kits para os alunos com duas máscaras, canetas e um tubo de álcool 70%. Os materiais foram distribuídos ao longo desta semana. No total, foram R$151 mil em investimentos para compra e distribuição dos kits.

 

Realização de sonhos – Rickelmy Rodrigues, estudante da terceira série do Ensino Médio da ECI Liceu Paraibano, falou sobre a expectativa para as provas deste fim de semana. “Estou na expectativa que seja uma prova muito tranquila. Eu como tenho mais afinidade com a área de Ciências Humanas e com a Redação, estou mais confiante. Mas também estou um pouquinho nervoso. Bate aquela ansiedade, mas a gente vai controlando. Sei que estou muito bem preparado por conta dos aulões, dos simulados e de todo o apoio que tivemos até aqui”, disse o estudante.

 

Informações sobre a prova – O Enem 2020 vai contar com regras diferentes neste ano, por conta da pandemia de Covid-19. A principal mudança é que os candidatos deverão permanecer usando máscaras durante todo o tempo que estiverem dentro do local de provas. Além disso, os portões serão abertos 30 minutos mais cedo para evitar aglomerações fora dos locais de aplicação dos exames. Os candidatos podem levar lanches e poderão consumi-los dentro da sala, mas deverão recolocar as máscaras, segurando pelas alças laterais, imediatamente após terminarem. Além disso, os estudantes precisam levar um documento original com foto e caneta de tinta preta feita em material transparente.

 

Horários do primeiro dia de provas (17/01):

 

11h30: Abertura dos portões

 

13h: Fechamento dos portões

 

13h30: Início das provas

 

19h: Término das provas

 

 

 

Horários do primeiro dia de provas (24/01):

 

11h30: Abertura dos portões

 

13h: Fechamento dos portões

 

13h30: Início das provas

 

18h30: Término das provas