Brasil, Covid-19, Notícias, Paraíba

Voo com pacientes de Covid-19 já saiu de Manaus com destino a João Pessoa

Confirmado. Quinze pacientes com Covid-19 já embarcaram em Manaus/AM com destino a João Pessoa. Eles estão sendo acompanhados por dois médicos e cinco enfermeiros.  A previsão do pouso é às 22h20 deste domingo (17).

Quinze leitos de enfermaria foram colocados à diposição pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Saúde e gestora do Hospital Universitário Lauro Wanderderley (HULW-UFPB).A informação foi repassada pelo superintendente do HULW-UPFB, Marcelo Tissiani. O local está equipado com “leitos elétricos, bombas de infusão, ventiladores mecânicos e material para ventilação não invasiva”. Uma equipe de 60 profissionais do HU está envolvida na ação humanitária de socorro ao Amazonas.

Em todos o país, a Ebserh disponibilizou cerca de 150 leitos em nove hospitais federais para receber pacientes de Manaus que está com o sistema de saúde colapsado. Faltam leitos na rede pública e privada e a oferta de cilindros de oxigênio para os pacientes na capital amazonense ainda é insuficiente. Na semana passada, pacientes morreram asfixiados por falta de oxigênio na cidade.