Política com pimenta

Para Bolsonaro há um pesadelo chamado vacina

“Pessoal, uma notícia. Apesar da vacina, apesar não, né. A Anvisa aprovou. Não tem que discutir mais. Agora, havendo disponibilidade no mercado, a gente vai comprar e vai atrás de contratos que fizemos também que era para ter chegado a vacina aqui”

Disse Bolsonaro a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília.

Certamente foi a pior derrota para Bolsonaro deste ano e quem dirá dos últimos tempos: ver uma mulher negra ser vacinada no estado de São Paulo, sendo acompanhada pelo governador do estado, João Dória. Bolsonaro deve ter previsto isso, tanto que tratou por diversas vezes de chacotear a vacina, atribuindo efeitos colaterais adversos à imunização, tentando minimizar a importância e tratando de espalhar medo entre os brasileiros, fazendo com que a questões se tornasse política, e não de saúde pública.

E o que ocorreu no fim, foi num pesadelo para Bolsonaro, que teve que assistir João Dória anunciar a primeira vacinação no país. Depois do feito, o presidente tratou de dar o título correto à vacina, chamando o imunizante do Butantan como ‘a Vacina Brasileira’.

O que Bolsonaro não queria desde o início era que a imagem e o início da vacinação ficasse atrelada à imagem do governador de São Paulo, João Dória. O apelo parece ter virado contra ele, pois Dória se mostrou bom de marketing e de respostas às provocações de Bolsonaro. Como o brasileiro vai entender esse momento, só saberemos em 2022.