Covid-19, Notícias, Paraíba

Paraiba recebe neste domingo, mais de 34 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford

A Paraíba deve receber neste domingo (24), 34.380 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, desenvolvida em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz. O hoprário em que o voo vai chegar não foi confirmado, mas há previsão da Secretaria de Saúde da Paraíba de que a aplicação da vacina comece na próxima segunda-feira (25). Cerca de dois milhões de doses que chegaram ao Brasil na ultima sexta-feira (22).

Conforme a Secretaria de Saúde, o compartilhamento com os municípios deve ocorrer seguindo os mesmos meios adotados durante a distribuição da Coronavac.  Como a vacina da AstraZeneca/Oxford também deve ter duas aplicações, as gerências de saúde dividirão pela metade os insumos destinados às cidades paraibanas.

Ainda segundo a Secretaria, a prioridade é continuar vacinando os profissionais de saúde. As vacinas da AstraZeneca/Oxford se juntam às 6 milhões de vacinas importadas pelo Instituto Butantan, do laboratório chinês Sinovac – essas últimas já distribuídas aos estados. Os dois imunizantes tiveram aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no Brasil.