Notícias, Paraíba

O lema é papel zero e eficiência: Cícero Lucena começa “novo projeto de cidade” com informatização da gestão

Representantes de todas as Secretarias da Prefeitura de João Pessoa participaram de uma reunião nesta quinta-feira (28) com o prefeito Cícero Lucena (PP). Na pauta, a modernização dos processos a partir da informatização de todos os setores da administração. O que se quer é acabar com o papel e entrar em um novo tempo onde economia e eficiência vão andar juntas.

Todas as pastas vão fazer um levantamento de suas demandas. Esse diagnóstico vai ser o ponto de partida da Secretaria de Ciência e Tecnologia, comandada pela professora Margareth Diniz, ex-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para dar início ao processo de transformação.

A medida, no entanto, não se resume à melhoria da estrutura da máquina pública com vistas a reduzir despesa e o tempo de resposta dos serviços à população. Há uma questão ambiental envolvida – preocupação de qualquer cidade que esteja conectada com questões de sustentabilidade e gestão inteligente dos recursos.

A tecnologia, quando bem empregada, pode melhorar substantivamente a vida das pessoas, defendeu o prefeito na reunião: “a tecnologia é uma forma de reduzir desigualdades e é nessa linha que convocamos cada membro da equipe para construir uma cidade conectada, inteligente e inovadora. Este precisa ser um projeto de todos da gestão e peço que não meçam esforços para que ele se concretize”.

Também participaram do encontro o vice-prefeito, Léo Bezerra (Cidadania) e o secretário de Gestão Governamental, Diego Tavares, além de coordenador do programa João Pessoa Sustentável, Antônio Elizeu. Elizeu é um braço do BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, na capital paraibana e isso explica a presença dele no evento.  É que 2021 marca a retomada de um projeto voltado para o desenvolvimento da cidade com recursos do BID: o João Pessoa Sustentável.

Iniciado na gestão passada, o projeto parou logo depois da assinatura do contrato, em janeiro de 2019, no valor de U$ 100 milhões de dólares com o BID. Menos de 1% dos recursos foi investido de acordo com Antônio Elizeu, o que coloca em risco a parceria com a instituição financeira. A ordem agora é recuperar o tempo perdido e tirar projetos do papel. Entre as prioridades, o desenvolvimento urbano e a sustentabilidade, com foco na habitação e na revitalização do Rio Jaguaribe.

Nesta sexta

Ja nesta sexta-feira (29), o prefeito se encontra com todos os secretários no Paço Municipal, no centro de João Pessoa. A ideia é apresentar “um novo projeto de cidade” para a equipe de auxiliares com base nas ações que vão poder ser executadas com recursos do BID. Cícero Lucena adiantou ainda outras frentes de trabalho que terão atenção especial da prefeitura. Elas incluem a requalificação do antigo lixão do Roger e criação de uma Central de Cooperação para aprimorar a prestação de serviços nas áreas de segurança, trânsito e resposta a desastres.