Covid-19, Paraíba

Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 é atualizado e inclui novos grupos prioritários

A nova versão do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 inclui novos grupos prioritários e eleva para mais de um milhão, 331 mil pessoas (1.331.853) o número de beneficiados nesta primeira fase da campanha. Agora, trabalhadores da Educação pública e privada, das Forças de Segurança, dos meios de transportes e da Indústria também têm prioridade na fila. O novo Plano traz ainda informações sobre a situação epidemiológica da Paraíba do Estado e sobre os efeitos adversos da vacina.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, foram poucas as alterações com relação à primeira versão. Uma das principais mudanças foi a estimativa populacional para a Campanha Nacional de vacinação contra Covid-19, que passou a ser 1.331.853 pessoas.
Outra alteração foi para o grupo de grávidas, puérperas e lactantes: “a segurança e eficácia das vacinas não foram avaliadas nestes grupos. Porém, estudos em animais não demonstraram risco de malformações. Para as mulheres pertencentes a um dos grupos prioritários, que se apresentem nestas condições de gestantes, lactantes ou puérperas, a vacinação poderá ser realizada após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios e com decisão compartilhada, entre a mulher e seu médico”, explicou.
A nova versão do Plano Estadual passou pela avaliação do Grupo Técnico Estadual (GT) da vacinação contra a Covid-19. O GT tem a função contribuir de com a tomada de decisões com base nas melhores evidências científicas e considerando o contexto das necessidades da Paraíba, com o acompanhamento permanente do desenvolvimento das ações de vacinação Covid-19, no Estado.
Clebson Veríssimo, da Sociedade Brasileira de Imunizações na Paraíba (SBIm), revela que o GT tem a responsabilidade de fazer alterações no Plano Estadual, recomendações, elaborar notas técnicas orientando a todos os 223 municípios sobre a melhor forma de operacionalização da campanha de vacinação. “Dessa forma, garantimos que em todos os territórios aconteça uma vacinação equitativa, conforme os grupos prioritários”.
Até esta terça-feira (02), 48.658 pessoas já foram vacinas contra a Covid-19 na Paraíba.
Com informações da Secom