Brasil, Notícias

Seis partidos compõem a mesa diretora do Senado; veja as legendas

Seguindo as negociações, a mesa diretora do Senado deve ser composta por Rodrigo Pacheco (DEM-MG) eleito presidente e Veneziano Vital do Rego (MDB-PB), como primeiro vice-presidente. Para os outros cargos da mesa há mais consenso.

A segunda vice-presidência deve ficar com o senador Romário (Podemos-RJ), que representa a terceira maior bancada da Casa. Já a primeira secretaria deve ficar com Irajá Abreu (PSD-TO), a segunda secretaria fica para Elmano Ferrer (PP-PI) e a quarta secretaria deve ficar para Roberto Rocha (PSDB-MA).

Nessas negociações também entram presidências de comissões da Casa. O PT deve ficar com a chefia da comissão de Meio Ambiente e de Direitos Humanos. Já o PSDB negocia para ficar com a de Ciência e Tecnologia.

Já a mais importante da Casa, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) pode ficar com o agora ex-presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ele fica com a comissão mais cobiçada porque liderou a articulação e coordenou a campanha de Pacheco.

Além dos dois vice-presidentes e os 4 secretários, também serão eleitos nesta terça-feira (2), outros  quatro suplentes.

Atribuições

1º e 2º vice-presidente – substituem, nessa ordem, o presidente nas suas faltas ou impedimentos;

1º secretário – assina a listagem com o resultado da votação realizada por meio do sistema eletrônico, lê em Plenário a correspondência oficial recebida pelo Senado e todos os documentos que façam parte do expediente da sessão. Além disso, é responsável pela supervisão das atividades administrativas da Casa, entre outras competências;

2º secretário – lavra as atas das sessões secretas, as lê e assina os documentos do primeiro-secretário;

3º e 4º secretários – responsáveis por fazer a chamada dos senadores, nos casos previstos no Regimento, contar os votos e auxiliar o presidente na apuração das eleições;

Secretários suplentes – substituem os secretários na ausência destes.