Covid-19, Notícias, Paraíba

Paraíba perde senador José Maranhão para a Covid-19

Morreu nesta segunda-feira (8), aos 87 anos, o senador José Maranhão (MDB). Internado há 71 dias depois de ser infectado pela Convid-19, Maranhão não resistiu às complicações da doença.

O senador testou positivo para a Covid-19 em 29 de novembro, dia do 2º turno das eleições 2020. Depois de votar e participar de atividades de campanha, se sentiu mal e foi levado para um hospital particular da capital paraibana. Com o agravamento do estado de saúde, foi transferido para São Paulo onde vinha sendo tratado.

Durante o período de internação, Maranhão chegou a reagir ao tratamento, mas o comprometimento da capacidade respiratória fez com que ele voltasse a ser sedado e tivesse ajudar de ventilação mecânica. Maranhão era o senador mais velho em atividade no Brasil. Deixa a mulher, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, três filhos e dois netos.

Em nota, a assessoria do político paraibano informou que o corpo de José Maranhão vai ser transferido para a cidade de Araruna, no interior da Paraíba, terra natal dele.

Histórico

Formado em Direito pela UFPB, José Targino Maranhão estava no segundo mandato como senador pelo MDB. Estava licenciado desde 12 de janeiro, quando a primeira suplente, Nilda Gondim (MDB), tomou posse no cargo.

Maranhão há havia sido eleito para o Senado Federal em 2003 onde ficou até 2009, quando assuumiu o Governo da Paraíba depois da cassação do mandato do tucano Cássio Cunha Lima. Em 2010, tentou a reeleição mas acabou perdendo para Ricardo Coutinho.

Filiado ao MDB desde 1967, era também presidente estadual da lengenda. Comandou o Estado por três vezes. Na carreira política, acumulou também mandatos como deputado federal constituinte em 1982 e deputado estadual.