Covid-19, Notícias, Paraíba

Casos de COVID na Paraíba disparam, ocupação de leitos em hospitais preocupa. Governador e prefeito fazem apelo

A Paraíba voltou a registrar aumento dos casos de contaminação por Covid-19. De acordo com o 19ª Plano Novo Normal, “houve um aumento significativo na quantidade de municípios que transitaram para as classificações mais restritivas” e 62% dos municípios estão em bandeira laranja. Em relação à avaliação anterior, alta de 527%.

Apenas um município está com bandeira verde: Baía da Traição, no litoral norte. Os demais, 222, estão em bandeira amarela (78), laranja (138) e vermelha (6). A classificação leva em conta a situação epidemiológica: percentual de novos casos, mortes, de isolamento social e a ocupação na rede hospitalar.

Um dos motivos desse aumento, de acordo com o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Betrammi, é o comportamento social inadequadedo. As pessoas continuam aglomerando e relaxando nos cuidados preventivos. “Muitas pessoas seguiram reunindo-se em festividades, bares e restaurantes, abandonando o uso de máscaras e colocando em risco, não apenas sua própria vidade, mas também a de todas as pessoas com quem convivem”, disse Beltrammi.

A consequência da irresponsabilidade coletiva pode ser percebida na ocupação de leitos de hospitais. No Metropolitano, só há uma vaga de UTI disponível. É grande a probabilidade de colapso na rede pública. A taxa de ocupação nos hospitais na grande João Pessoa está em 77%.

O Hospital Clementino Fraga lotou. As 20 enfermarias e e as 15 UTIs para tratar de pacientes com COVID estão com 100% de ocupação. No Santa Isabel, 20 pessoas estão em UTI aberta especialmente para a pandemia. A direção deve usar a UTI cardiológica para ampliar atendimento para os infectados pelo coronavírus que precisam se atenção especial.

Cinco municípios concentram o maior número de casos de COVID, com 743 dos 1.349 registrados neste sábado (20): João Pessoa vem em primeiro com 415, o que corresponde a 55%; Campina Grande vem em seguida, com 158 casos; seguido por Patos (89), Pombal (42) e Cajazeiras (39).

Veja a distribuição de casos confirmados na capital por bairro:

Ciente da gravidade da situação, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), usou as redes sociais para esclarecer que está tomando medidas para suprir a necessidade de equipamentos em hospitais da cidade. Ele anunciou a compra de 70 ventiladores e 50 novas UTIS, mas lembrou que isso não vai ser suficiente se as pessoas não colaborarem usando máscara e evitando aglomerações. Veja o vídeo:

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), também usou as redes sociais para anunciar que vai tomar medidas. Na conta dele no Twitter, Azevêdo disse que vai reunir o Comitê Gestor da Saúde para decidir se edita um novo decreto restritivo, com medidas mais duras e que possam evitar o que chamou de caos aqui no Estado. O governador ainda fez um pedido: “repense o encontro com os amigos, troque por uma chamada de vídeo, uma mensagem”, escreveu.