Covid-19, Notícias

Hospitais da Região Metropolitana registram 90% de ocupação e pacientes começam a ser transferidos para CG

Três pacientes com covid-19 foram transferidos hoje (22), das cidades Mamanguape, João Pessoa e Santa Rita para o Hospital das Clínicas em Campina Grande. Os três pacientes ainda apresentavam condições de transferência.  Hospitais públicos e privados da Região Metropolitana de João Pessoa estão,  segundo a Secretaria de Saúde da Paraíba, com a taxa de ocupação de leitos de 90%.

Entre os pacientes transferidos para Campina Grande estão um homem de 31 anos, de João Pessoa, além de uma idosa de Santa Rita, que não teve a idade informada. Eles estão com um quadro clínico estável, mas utilizando ventilação invasiva (intubação) para auxiliar na respiração.

Segundo o diretor técnico do Hospital de Clínicas, Jhony Bezerra, a ocupação de UTI na unidade está em 73%, com 22 pacientes internados e oito leitos disponíveis. Na enfermaria, a oferta de leitos para internação é bem maior, pois o espaço tem apenas 14 pacientes em tratamento médico, com 26 vagas disponíveis.

Em Campina Grande, além do Hospital das Clínicas, o Pedro I também recebe pacientes para tratamento contra a Covid-19. Atualmente, o percentual de ocupação dos leitos de UTI é de 40%. O Hospital Universitário Alcides Carneiro, ligado a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tem 10 leitos de enfermaria disponíveis.

O Ministério Público da Paraíba determinou que hospitais privados destinem alas de UTI e enfermarias para tratamento de pacientes com a Covid-19. Um deles é o hospital Memorial São Francisco que fechou uma ala de UTI  com 12 leitos para pacientes covid. Mas dez, dos doze  já estão ocupados.  Segundo um funcionário do hospital, a maior parte dos pacientes é jovem, com menos de 40 anos.