Covid-19, João Pessoa, Notícias

João Pessoa ganha novos Centros de Atendimento Covid-19 e amplia oferta de testes

A Prefeitura de João Pessoa inaugura na manhã desta segunda-feira (1) dois Centros de Atendimento Covid-19, um na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, em Mangabeira, e o outro na Escola Municipal Seráfico da Nóbrega, em Manaíra. Esses centros vão receber pacientes com suspeita da doença e fazem parte do processo de ampliação da rede de saúde municipal. O objetivo é prestar atendimento adequado o quanto antes à população, evitando o agravamento dos quadros de crise respiratória. É também evitar lotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para testagem de pacientes.

“Estamos reforçando a rede de assistência para testar com rapidez, porque o diagnóstico é que pode nos dar segurança para atender com eficiência, minimizando os agravos e curando. Nossa rede hospitalar está sendo preparada para atender os casos dessa doença, mas temos de agir na prevenção com o apoio de todos. Peço respeito ao distanciamento social, limpeza das mãos e o uso de máscara. Vamos seguir com fé em Deus e trabalho contra esse vírus letal”, explicou Cícero Lucena.

Os testes oferecidos na rede de Atenção Básica de saúde são o swab (o do cotonete) e o teste rápido. O secretário de Saúde, Fábio Rocha, destaca a necessidade de quebrar a cadeia de contaminação com mais testes e o respeito às medidas de distanciamento propostas pelas autoridades. “A rede está sendo preparada para atender a todos que precisem, mas não podemos deixar de lembrar que o espaço pode ser insuficiente se houver um grande número de casos. Já ampliamos leitos de maneira extraordinária, mas o casos têm crescido. A prevenção ainda é o melhor remédio”, reforçou.

Atenção aos sintomas – Qualquer morador de João Pessoa pode procurar os serviços, caso esteja com febre, tosse, dificuldade para respirar. É preciso levar o cartão do SUS, CPF, documento com foto e comprovante de residência. A partir de uma trigagem, o paciente pode ser encaminhado para o teste. Se o resultado do exame for positivo e o paciente precisar de medicação ou atestado médico as equipes disponibilizam o material no local.

Número de testes: No centro de Manaíra, vão ser feitos de 300 a 500 testes swab por dia. Em Mangabeira, 300 testes swab por dia: 150 pela manhã e 150 à tarde.

Equipe: Em cada local, estão envolvidas três equipes de coletadores de Swab, totalizando 20 pessoas entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de apoio e motorista.

Resultado – O paciente vai deixar um número de WhatsApp e autorizar que a Secretária de Saúde do Município envie o resultado pelo aplicativo. A medida é uma forma de evitar aglomeração.

Horário de funcionamento: 8h às 16h.

Localização:

Escola Seráfico da Nóbrega – Rua Ubirajara Targino Botto, Nº 36, Manaíra

Escola Zumbi dos Palmares  – Rua Rita Xavier de Oliveira, S/N, Mangabeira

 

Informações: SECOM