Covid-19, Notícias, Paraíba

“Abriu bares e deixou igrejas fechadas”. João Azevêdo rebate críticas em vídeo

Josena D’Lucena –

Depois de muitas críticas ao último decreto que suspende a realização de atividades religiosas presenciais no Estado e publicado em 23 de fevereiro, o governador João Azevedo gravou um vídeo em que esclarece as medidas adotadas e postou em suas redes sociais.

Sobre a “abertura de bares e fechamento de igrejas”, argumento que tem sido usado por líderes de diversas religioões contrários às restrições que proibem a celebração de missas e a realização de cultos e demais liturgias religiosas por 14 dias, Azevêdo afirmou: “esta é uma leitura equivocada”.  O governador explicou: “nós não fechamos igrejas nenhuma. As igrejas poderão continuar recebendo seus fieis, individualmente, para suporte e apoio psicológico e assistência social. A única coisa que pedimos foi a suspensão temporária dos cultos, exatamente porque cria, nesses atos, aglomeração e favorece a transmissão do vírus”, disse.

João Azevêdo esclareceu ainda que bares e restaurantes que já estavam abertos tiveram o horário de funcionamento reduzido e só podem atender presencialmente das 6h às 16h. Ele citou outras medidas adotadas para combater o avanço do coronavírus como, por exemplo, o toque de recolher das 22h às 5h, e aproveitou para fazer um pedido: “eu faço um apelo a todos os padres e pastores, que a gente possa dar um choque para reduzir o número de demanda por leitos de UTI e, obviamente, o número de óbitos”, argumentou.

O decreto 41.053 que determina essas medidas estará em vigor até o próximo dia 10 quando será feita uma nova avaliação. Há possibilidade de prorrogação. Isso vai depender da curva epidemiológica no Estado que está classificado atualmente como bandeira laranja.

Veja o vídeo: https://www.instagram.com/p/CL-NSDinnrs/