Campina Grande, Covid-19, Notícias

Hospital de Clínicas de Campina Grande atinge 100% de lotação dos leitos de UTI

Na noite deste domingo (7), o Hospital de Clínicas (HC), em Campina Grande, atingiu a capacidade máxima de ocupação das UTI’s. Todos os 60 leitos estão compacientes de acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros: “O HC liberou as últimas vagas de UTI. Ficaremos sem vagas nas próximas horas”, informou o secretário.

Referência no tratamento da Covid-19 no município, o HC teve sua estrutura ampliada há apenas dois dias. Antes tinha 40 leitos de UTI. Neste domingo (7), o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) participou de videoconferência com o governador João Azevêdo (Cidadania). Depois do encontro, ele garantiu que Campina Grande não vai entrar em lockdown: “como o povo vai sobreviver se tudo parar?”, questionou.

Bruno Cunha Lima questinou ainda a classificação do município como bandeira amarela e a intenção do governo do Estado de rebaixar a cidade para a bandeira laranja, o que aumenta as restrições de circulação de pessoas e funcionamento das atividades econômicas. Segundo ele,”Campina tem a menor taxa de infecção dentre as macrorregiões do Estado da Paraíba”. O problema estaria na transferência de pacientes de outras regiões do Estado e de Manaus(AM): “apenas 17,9% são pacientes de Campina”, afirmou Bruno.

Na próxima terça-feira (9), uma nova reunião com a participação dos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho deve definir a situação de Campina levando em consideração o cenário epidemiológico e a necessidade ou não de adoção de medidas mais duras para conter o avanço da Covid-19.

Situação da pandemia – Cinco municípios concentram 55,8% dos 1.218 casos novos de Covid-19 registrados neste domingo na Paraíba. Campina Grande aparece em terceiro, com 91 casos. Fica atrás de João Pessoa (408) e Sousa (93). Em quarto lugar aparece Santa Rita (50) e depois Cabedelo (50). Em números absolutos, desde o início da pandemia até agora, Campina tem o segundo maior número de infectados do Estado (21.134). A capital lidera o ranking (61.376).