Covid-19, Notícias, Paraíba

Vacinação na Paraíba vai ser ampliada para idosos de 65 anos ou mais

Nesta segunda-feira (21), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) começa a distribuir as 91.150 doses de vacina contra Covid-19 recebidas no fim de semana. A nova remessa é composta por imunizantes fabricados pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz.

De acordo com a chefe do núcleo de imunização da SES, Isiane Queiroga, além da conclusão da vacinação do público dos 70 a 74 anos, o lote vai permitir que idosos de até 65 anos sejam vacinados também: “vamos iniciar a vacinação em idosos dos 65 aos 69 anos e com isso mais pessoas receberão a primeira dose de imunizante contra o novo coronavírus”.

Também nesta segunda-feira os municípios paraibanos vão receber a segunda dose de vacinas referentes à sétima remessa para completar o esquema vacinal da população. Ao todo, nove carregamentos de imunizantes já foram enviados à Paraíba. Isso representa 579.730 mil doses. Já tomaram a primeira dose 392.199 pessoas; 187.129 receberam a segunda dose.

Isiane Queiroga lembra que “é preciso respeitar o intervalo, bem como tomar a segunda dose do mesmo fabricante que a anterior. O agendamento das doses em tempo oportuno e adequado é fundamental para garantir a melhor resposta imunológica contra o vírus”.

Recomendações

  • não tomar a vacina se apresentar qualquer sintoma da covid-19;
  • seguir corretamente o intervalo entre doses e não fazer teste rápido após tomar vacina (em caso de sintoma, deve ser feito o Swab em tempo oportuno (3 a 7 dias do início dos sinais da doença).