Covid-19, Legislativo, Paraíba

Comissão de Saúde da ALPB debate ações do programa ‘Médicos Contra o Coronavírus’ durante audiência pública

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional, realizou audiência pública, na tarde desta terça-feira (23), para discutir o programa do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), “Médicos Contra o Coronavírus”, e as estratégias de enfrentamento à situação crítica da pandemia da COVID-19 no Estado.

A audiência, comandada pelo presidente da Comissão de Saúde, Taciano Diniz, aconteceu de forma remota, e contou com a presença das deputadas Pollyanna Dutra e Doutora Paula, do presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), Roberto Magliano de Morais, da médica Débora Eugênia Braga Nóbrega Cavalcanti, do Conselheiro do CRM-PB, Bruno Leandro de Sousa, e o diretor geral do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa , Laércio Bragante.

Taciano Diniz ressaltou a importância do Programa ‘Médicos Contra o Coronavírus’. “Buscamos esse debate porque o programa percorreu mais de 20 mil quilômetros de estrada na Paraíba, visitando 138 instituições diferentes no Estado com o objetivo de fiscalizar as condições de trabalhos em que os profissionais de saúde se encontram. Foram sugeridos diversos incentivos e também um treinamento com mais de 800 médicos jovens recém formados para atuar nas Unidades de Tratamento Intensivo”, comentou.

O presidente do CRM-PB, Roberto Magliano, apresentou dados da Covid-19 e destacou a preocupação dos profissionais de saúde, que estão enfrentando a maior crise sanitária da história do pais. “Já ultrapassamos a marca de cinco mil óbitos e chegaremos no país a cerca de 300 mil mortes. A infecção está piorando e o que nos deixa preocupados é que já começam a faltar medicamentos para a intubação. No sertão 95% leitos de UTI já estão ocupados e em João Pessoa a situação é mais alarmante, com 93% de leitos ocupados”, explicou.

O Conselheiro do CRM, Bruno Leandro de Sousa, fez uma exposição a respeito das ações desenvolvidas pelo Programa Médicos Contra o Coronavirus, a partir de um breve histórico da Pandemia, desde o aparecimento dos primeiros casos no Brasil, no início do ano de 2019 até os dias atuais, além das funções do próprio Conselho nesse contexto. O expositor disse ainda que antes mesmo da Pandemia o CRM já fazia campanhas de esclarecimentos junto aos médicos e à própria população. “Esse programa é uma ação que veio para fazer com as pessoas se sintam acolhidas, se sintam servidas por profissionais com condições de atendimento – e é isso que a gente tem checado no local onde os médicos trabalham, no local aonde a população vive”, finalizou.

A deputada Pollyanna Dutra disse que a política sozinha não tem as respostas sobre a Pandemia. “Nós não sabemos lidar com essa pandemia e é necessário a realização dessas reuniões pontuais e específicas com a ciência para instrumentalizar as nossas decisões”, declarou.

A deputada Doutora Paula sugeriu elaborar um documento na ALPB, com o apoio do CRM-PB e com a subscrição de todos os secretários de Saúde dos municípios e o do Estado, Geraldo Medeiros, para encaminhar ao Governo Federal clamando por avanço na vacinação. “Dói esse descaso com a Saúde, com a falta de materiais para a intubação. Por questões políticas não avançamos na vacinação. Vacinar o quanto antes a população é a nossa maior preocupação. Todos nós estamos esgotados, quantas cidades já não têm médicos suficientes para lutar nesse combate”, disse a parlamentar.