Covid-19, Notícias, Paraíba

Fiocruz pede restrição de 14 dias das atividades não essenciais em estados e cidades com UTIs lotadas por Covid

Os cientistas da Fundação Osvaldo Cruz  pediram a adoção de medidas rigorosas, como a restrição de todas as atividades não essenciais por 14 dias, para o controle e prevenção da Covid-19 para cidades e estados com taxa de ocupação de leitos de UTI elevada. Segundo a Fiocruz, que levou em consideração a situação do sistema hospitalar, as medidas são fundamentais para interromper a tendência de descontrole da pandemia, mitigando efeitos sobre o sistema de saúde e, especialmente, poupando vidas.

Apesar da Paraíba aparecer como uma exceção entre os estados do Nordeste, para a recomendação, a capital João Pessoa é citada entre as dezenove capitais estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos iguais ou superiores a 90%. Encabeçam a lista PortoVelho (100%), Rio Branco (94%), Macapá (99%), São Luís (95%), Teresina (99%), Fortaleza (96%), Natal (96%).  João Pessoa  aparecem em oitavo com 93% de ocupação de leitos. O percentual indica a necessidade de medidas mais restritivas. O documento sugere a restrição das atividades para buscar a “redução de cerca de 40% da transmissão”, os especialistas pedem o uso obrigatório de máscaras por pelo menos 80% da população.

Os números elevados, de acordo com os pesquisadores do Observatório, retratam o colapso do sistema de saúde para o atendimento de pacientes que requerem cuidados complexos para Covid-19, além de prejuízos imensuráveis no atendimento de pacientes que demandam cuidados em razão de outros problemas de saúde.