Covid-19, Notícias, Paraíba

Paraíba registra quatro mortes de prefeitos e Famup pede celeridade na entrega de vacinas

Quatro prefeitos paraibanos morreram por causa da covid-19.  Segundo o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, os gestores estão trabalahndo diretamente em contato com os moradores das cidades e por isso,correm mais risco de contaminação. O presidente da entidade cobra mais celeridade no processo de vacinação e diz que o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga ainda não dialogou com prefeitos.

A Famup registra quatro mortes por covid-19 e contabiliza entre as vítimas da doença, o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, ocorrida em junho do ano passado. O gestor a não resistir às complicações da Covid-19 foi o prefeito de Pitimbu (PB), Jorge Luiz, que morreu no 31 de março. Jorge vinha se recuperando em casa, mas no último domingo procurou uma unidade hospitalar quando começou a sentir falta de ar. A prefeita de Coremas, Francisca das Chagas (PDT), conhecida como Chaguinha de Edilson, também morreu no mês passado. Ela tinha 62 anos. O prefeito de Ingá, Manoel Batista Chaves Filho, conhecido como Manoel da Lenha (PSD), também morreu por Covid-19, aos 64 anos. Em todos os casos, os vice-prefeitos assumiram os cargos.

Prefeitos não estão na lista prioritária de vacinação, mas segunda a Famup, alguns gestores são da área da saúde e já estão imunizados.

O presidente da Famup afirma que muitos gestores têm maior risco de conttrair a covi-19 porque estão em contato direto com as populações das cidades e cobra do ministério da Saúde que o processo de vacinação possa ser intensificado. Apesar do apelo feito por prefeitos de todo país, o atual ministro da saúde, o paraibano Marcelo uqeiroga ainda não recebeu gestores paraibanos para tratar sobre o processo de vacinação. Coelho diz que o ultimo contato ainda foi feito com o então ministro Eduardo Pazuello, e que até agora, o governo federal não havia cumprido a promessa de entregar 35 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. Esse teria sido um dos motivos pelo qual a  Confederação Nacional dos Municípios (CNM) havia pedido o afastamento de Eduardo Pazuello da pasta.

Até o momento, o Governo Federal distribuiu 45.209.666 doses da vacina, e pouco mais de 24 milhões de brasieliros foram imunizados.