Covid-19, Notícias, Paraíba

Paraíba deve receber mais de 110 mil doses de vacina contra covid em 2 dias, afirma secretário

A Paraíba deve receber em 48 horas um novo lote com 110.250 mil doses de vacinas contra a Covid-19. A afirmação é do secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi: “são 44 mil  doses da CoronaVac/Butantan e 66.250,da Astrazeneca/Fiocruz) que vai nos permitir cumprir as tarefas de primeira e segundas doses com os idosos entre 60 e 69 anos, e de vacinar também profissionais de saúde e das forças de segurança”, afirmou.

De acordo com Beltrammi, em virtude da escassez de vacinas – resultado da política adotada pelo governo federal – a Paraíba tem investido na imunização dos grupos prioritários, em especial os idosos, porque esses têm mais chance de desenvolver a forma grave da doença: “o SUS tem capacidade de vacinar pelo menos 6 milhões de pessoas ao dia,, mas está com muita dificuldade de vacinar 1 milhão. O último grande dia de doses aplicadas em um só dia foi 5 de abril com pouco mais de 800 mil doses. A gente voltou pra tímida 150, 200 mil doses aplicadas num só dia. Isso vai dando a dimensão da dificuldade que nós temos pra fazer vacinações. A Paraíba faz um investimento e uma aposta que é vacinar os idosos que têm 13% vezes mais de chances perder suas vidas caso se contaminem pelo vírus, fazendo mais quadros moderados e graves,  e a gente vai esperando semanalmente a chegada de novas doses.

Até agora, no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 14% da população foi imunizada. No entanto, apenas 4% tomaram as duas doses da vacina. A Paraíba vacinou pouco mais de 711 mil pessoas ao todo, o que equivale a 17% da população. Desse total, 168.839 mil pessoas, tomara o reforço e estão com o ciclo vacinal completo.