Política com pimenta

‘Como CPI da Covid-19 investigaria 5 mil municípios?’, pergunta Edvaldo Nogueira, prefeito líder da FNP

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), vem questionando a possibilidade de municípios brasileiros serem incluídos na alçada da CPI da Covid-19. “Não temos medo da comissão, porque a grande maioria dos municípios efetivamente aplicou os recursos. Se o Senado decidir fiscalizar, como vai fazer isso com mais de 5 mil municípios?”, questionou ele em webinar da Casa JOTA.

A investigação de estados e municípios tem sido defendida por apoiadores do governo no Congresso e pelo próprio presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido).

Nogueira destacou que a Frente não se opõe à investigação das gestões municipais, mas ressaltou que “Constitucionalmente, a CPI tem de ter foco, que deveria ser no governo federal. Como os 11 membros da comissão vão se debruçar em tantos municípios? Quais serão os critérios se for por amostra?”, indagou ele,  “Quanto mais técnico, objetivo e menos partidarizado for o resultado, melhor para o Brasil”, finalizou.