Covid-19, Legislativo, Notícias

Frente de prefeitos relata pressão de vereadores para comprar “kit covid”

Um levantamento feito pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos) mostra que gestores de quatro capitais e de cidades populosas do país têm sido pressionados por seus respectivos vereadores a adotar o chamado “kit covid”. O conjunto de medicamentos sem comprovação científica para o tratamento do coronavirus já chegou a ser defendido pelo governo federal.

A pressão de integrantes das Câmaras Municipais para que os prefeitos invistam recursos públicos nos kits acaba sendo manifestada de muitas formas, desde a elaboração de “indicações”, quando o parlamentar apenas sugere a compra pelo município, até a aprovação de leis para que os municípios sejam obrigados a comprar os remédios.

Entre essas cidades, está João Pessoa, onde a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP)  criou de uma Comissão Especial de Estudos para debater o tratamento inicial contra a Covid-19. Fazem parte desta Comissão, Eliza Virgínia (PP) e os vereadores Bispo José Luiz (Republicanos),  Coronel Sobreira (MDB) e o vereador Carlão (Patriota)

“Observamos que vários estados e municípios da federação brasileira que utilizam este método de tratamento inicial estão conseguindo combater com mais eficiência os casos de infecção por coronavírus, diminuindo assim o número de pessoas infectadas, consequentemente, desafogando os leitos hospitalares”, justificou Carlão.

De acordo com o parlamentar, além de salvar vidas, o tratamento inicial também é mais vantajoso para os cofres públicos, uma vez que tem um custo inferior ao protocolo indicado para pacientes graves.

No início do mês os integrantes da comissão visitou o secretário de Saúde João Pessoa para pedir que a indicação de medicamentos do Kit covid seja implantado no atendimento a pacientes com covid-19 na capital. Mas o secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, afirmou que a Prefeitura da capital não vai adotar, na rede municipal de saúde, nenhum tratamento não comprovado contra a Covid-19.