Brasil, Covid-19

Grávidas são incluídas no grupo prioritário de vacinação pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde (MS) decidiu nesta terça-feira (27) incluir as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) no grupo prioritário para receber a vacina contra a covid-19. De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Franciele Francinato, a medida foi tomada em razão da situação preocupante da pandemia no Brasil e visto que grávidas e puérperas têm risco maior de hospitalização por covid-19.  “A vacinação deve começar a partir do dia 13 de maio”, informou.

Em 15 de março, o governo já tinha incluído as gestantes com comorbidades. Apesar da mudança, de acordo com o MS, em um primeiro momento, devem ser vacinadas as grávidas com doenças pré-existentes. Ainda de acordo com Franciele, serão usadoa as vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. Neste caso, o primeiro lote de entregas do imunizante deve chegar na próxima quinta-feira (29) e 1,3 milhão de doses serão distribuídos para utilização nas capitais.

Nas capitais, as doses da Pfizer vão ser encaminhadas aos centros que podem manter o imunizante em temperaturas de -20° pelo período de sete dias. “Para a aplicação, a vacina pode ficar em temperatura de geladeira, de até 8°, por até cinco dias”, afirmou.