Notícias, Paraíba, Política

Depois de afastado do comando PTB estadual, Wilson é cobiçado por novos partidos

Depois de afastado do comando Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o deputado Federal, Wilson Santiago, já começou a receber possíveis convites de ingresso em novas legendas. O deputado paraibano foi distituído pelo presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, por não seguir orientação do partido em votação na Câmara dos Depútados. O PTB alegou omissão do deputado na votação referente ao Projeto de Lei 4754, que segundo o partido criminaliza o ativismo judicial, contrariando assim uma decisão da direção nacional.

Em nota, Santiago disse que o “ato de Roberto Jefferson Foi impenesado e  que o alinhamento com o Governo Federal não pode transformar o PTB em uma filial de grupos extremistas e antidemocráticos”.

Uma manhã foi pouco para as investidas e Wilson Santiago (PTB-PB) recebeu ligações com convites de filiação de pelo menos três partidos.Um dos convites foi realizado pelo deputado federal e presidente do PSL na Paraíba, Julian Lemos, que convidou Wilson para ingresso ao PSL e ofereceu a sigla para que o parlamentar dispute a reeleição em 2022. Julian mostrou indignação com o afastamento. “Eu particuplarmente, achei uma injustiça o que fizeram com ele, ele é um deputado extremamente atuante e seria uma honra tê-lo em nossos quadros”. E continou destacando as qualidades do parlamentar, O lembrando que Santiago é uma figura importante para a política da Paraíba e que o PSL seria uma ótima casa para o deputado. paraibano. “Ele é um deputado sobretudo experiente, tem um conhecimento profundo do nosso povo, sobretudo os mais necessitados. Seria algo que poderia somar muito”, avaliou Julian.

Além do PSL, também demonstraram interesse no ingresso  o Cidadania, MDB e PRB e até o Democratas não disperdiçariam a presença do deputado na legenda.

O afastamento dos deputados das atividades parlamentares de comissões na Câmara foi solicitado através de um processo disciplinar assinado pelo presidente PTB em Pernambuco, Coronel Meira.

O documento foi protocolado na tarde desta quinta-feira (06) na sede nacional do partido em Brasília e foi recebido pelo presidente Roberto Jefferson e pela Comissão de ética na manhã desta sexta-feira (07).

Veja a nota na íntegra:

“O Partido Trabalhista Brasileiro reitera que não é verídico que prejudicou a votação referente ao Projeto de Lei 4754 que criminaliza o ativismo judicial.

No entanto, atitudes foram tomadas pelo PTB. Foi feita a troca, de forma imediata, dos membros da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) que se omitiram. Ademais, o deputado Wilson Santiago (PTB-PB) foi afastado do comando partidário da Paraíba.

Vale destacar que faltou articulação do própria CCJC com a base governamental. Pois, enquanto partidos como o Solidariedade, por exemplo, votou todo a favor do projeto, os cinco deputados representantes do PP votaram contra.

O PTB, então, reforça o seu posicionamento em respeito à lealdade com a nação brasileira e com os ideais partidários amparados pelo Estatuto. O ativismo judicial é pernicioso ao país e tem que ser combatido. Portanto, o Partido Trabalhista Brasileiro vai até o fim pela aprovação deste projeto e de outros que combatem o ativismo judicial”.