Opinião

Governo Cancelado

Lúcio Flávio Vasconcelos –

No jargão miliciano, o termo “CPF cancelado” significa que o indivíduo está morto, geralmente tendo sido assassinado num acerto de contas entre quadrilhas. Quando Bolsonaro pousou para essa foto acima, não imaginava que estava realizando um autorretrato do seu próprio governo, muito próximo do cancelamento diante dos evidentes fracassos.

Os índices de aprovação de Bolsonaro vêm caindo sucessivamente. De acordo com o Instituto Datafolha, em pesquisa divulgada em 12 de maio, o governo Bolsonaro tem a aceitação de apenas 24% dos brasileiros. Com as revelações estarrecedoras da CPI da Covid-19, escassez de vacinas e crescimento no número de mortos em decorrência da epidemia, a desaprovação tende a aumentar.

Mas não é só na saúde que o governo federal tem demonstrado ser um desastre. Em todas as áreas estratégicas a gestão Bolsonaro tem um desempenho pífio, atrasando a recuperação do país e lançando milhões de brasileiros no abismo da miséria.

No meio ambiente, o desmatamento criminoso tem avançado. Um levantamento do Instituto Imazon, divulgado em 19 de abril, concluiu que a Amazônia teve a maior taxa de desmatamento em dez anos para o mês de março. Aumentou 216% em relação ao mesmo mês em 2020. Mesmo assim, o ministro Ricardo Salles continua incólume e impune no cargo. Mais incêndios, menos investimentos internacionais.

Enquanto a floresta pega fogo e o Brasil atinge o patamar de 14,5% de desempregados (dados do Ipea), o ministro Paulo Guedes continua dizendo sandices contra os pobres, sem apresentar um plano de recuperação da economia para salvar milhões de empregos.

Já o presidente Bolsonaro, num arroubo tresloucado, atacou mais uma vez a China, insinuando que o Coronavírus foi criado em laboratório. Esqueceu que o país é a segunda maior economia do mundo e principal fornecedor de insumos para a vacina fabricada no Brasil.

Para a maioria da população brasileira, o governo Bolsonaro está cancelado.