João Pessoa, Legislativo, Notícias

Vereador da capital quer que prefeitura distribua absorventes para mulheres de baixa renda

O vereador Junio Leando (PDT) quer que o mulheres carentes de João Pessoa recebam absorventes gratuitamente. Ele encaminhou ao executivo a Indicação 165/2021  sugerindo que o prefeito Cícero Lucena crie por meio de projeto, o programa.  O parlamentar justificou que adolescentes chegam a faltar de 30 a 40 dias de aula durante um ano letivo devido à impossibilidade de aquisição de absorvente. Segundo ele, muitas jovens usam materiais inadequados em substituição aos absorventes comercializados, gerando problemas de saúde.

“Trago uma problemática de política pública e social em defesa da saúde das mulheres. Apresentei uma indicação para que os gestores municipais enxerguem efetivamente as jovens carentes da cidade e criem um programa de distribuição de absorventes. Esse projeto vai garantir a dignidade dessas jovens e cumprirá uma garantia ao direito à saúde integral que preconiza o acesso a produtos de higiene pessoal”, defendeu. Um pacote de absorvente custa entre R$ 5 e R$ 15 e para muitas famílias carentes com mais de uma filha o valor é alto.

A Indicação sugere que o Poder Executivo irá fornecer e distribuir gratuitamente absorventes higiênicos às mulheres de baixa renda na cidade de João Pessoa. Também preconiza que a Rede Municipal de Ensino e as Unidades Básicas de Saúde fornecerão os absorventes higiênicos em quantidade necessária às mulheres de baixa renda, ficando a critério o melhor método de distribuição e fornecimento do produto. Ainda especifica que para ter direito ao absorvente, a mulher de baixa renda deverá estar cadastrada em qualquer Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da capital paraibana.

Em aparte, a vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) manifestou apoio à sugestão de Junio Leandro e disse que já havia pensado em fazer um projeto sobre o tema. Já o vereador Marmuthe (PSL) falou que fez um projeto sobre o assunto, mas não obteve sucesso. Por sua vez, Carlão ressaltou a importância para saúde das jovens carentes da cidade do Poder Público distribuir absorventes.