Notícias

Mercado regional de provedores de internet cresceu 144% em 2020. Evento promovido pela ANID discute fortalecimento do setor

Enquanto muitos setores continuam sofrendo com a recessão econômica causada pela pandemia do coronavírus no Brasil, em 2020 os provedores de internet tiveram um aumento em 144% de sua demanda em comparação a 2019. E para discutir o futuro desse setor a nível regional, a Associação Nacional de Inclusão Digital (ANID) promove a terceira edição do Start ISP, nesta quinta-feira (27), das 9h às 18h, no Littoral Hotel, em João Pessoa.

O evento tem o objetivo conectar empreendedores e fortalecer o mercado da tecnologia na Paraíba e região. Uma oportunidade de levar o setor para um novo nível, impulsionando o cenário local de telecom e internet. O mercado de provedores é considerado como serviço essencial com a aprovação da Lei Federal nº 13.979, em 2020.

Puxados pelo aumento do acesso à internet com as pessoas passando mais tempo em casa, seja consumindo entretenimento ou em home office, são os pequenos negócios do setor que apresentaram maior crescimento. As Prestadoras de Telecomunicações de Pequeno Porte (PPPs) são as responsáveis por isso, com aumento de 47% das demandas contra apenas 18% das grandes operadoras entre março e setembro do ano passado.

“O Start ISP tem o apoio da Associação Nacional de Inclusão Digital, fazendo uma ponte entre provedores e expositores. Criando um verdadeiro universo de geração de negócios. Iremos disponibilizar uma sala de reunião onde o expositor pode agendar um horário e oferecer seus serviços e produtos a um cliente em potencial”, destacou Alfredo Melo, coordenador da Start ISP 2021.

Além de ser um fomentador do setor regional de tecnologia, o evento também tem um importante papel social. É o que destaca o presidente da ANID, Percival Henriques. “Estamos retomando nosso apoio a eventos como esse, até mesmo por sermos pioneiros em ações de incentivo às pequenas e médias empresas provedoras de telefonia e internet no Brasil. Estar ao lado deles é trabalhar pela inclusão digital. Vale lembrar ainda que o país é um dos líderes no ranking de telecoms no mundo”, concluiu.

Em tempos de pandemia, o encontro de provedores irá seguir todas as recomendações sanitárias e terá o limite de 100 participantes. Também será obrigatório o uso de máscaras, medição da temperatura corporal e a distribuição de álcool gel.