Brasil, Covid-19, Paraíba, Reportagem Especial

Covid-19: Maior mortalidade está nos bebês até um ano, na Paraíba

Os sintomas podem começar com tosse, febre, falta de ar, desconforto respiratório, relatos parecidos aos de uma gripe. Mas quando forem relatados em crianças,  é necessário muito mais atenção para a possibilidade de ser Covid-19 e para o risco de morte que a doença pode representar. O Brasil é um dos país em que se registrou mais mortes de crianças por covid-19. Desde março do ano passado, 948 crianças de zero a nove anos perderam a vida para a doença. Aqui na Paraíba, a taxa de mortalidade nesta faixa etária  é de 6,69% até dois anos de idade. Bem acima dos 2,34% registrados em adultos.

A região Nordeste foi a que mais registrou mortes no país. 383 crianças de 0 a 9 anos morreram de covid-19 nos nove estados nordestinos. Recife, Fortaleza e Aracaju foram as capitais que registraram mais óbitos. A Paraíba teve entre março de 2020 e 2021, segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 359 internações hospitalares registradas, que resultaram em 24 óbitos. Apesar de 65% das crianças terem se curado, o percentual de mortes assusta(6,69%).

As formas mais graves da covid-19 se apresentam na faixa etária de 28 dias a um ano de idade, quando se registraram 17 mortes, representando uma taxa de mortalidade de 19,54% do total de obtos registrados.

No Brasil, a cada um milhão de crianças de 0 a 9 anos existentes no Brasil, 32 perderam a vida para covid-19. Mas falta de testes, a testagem tardia, podem esconder pelo menos 1500 outras mortes nesta faixa etária, segundo especialistas, que apontam também para a circulação maior de duas variantes mais contagiosas, insegurança alimentar, falta de acompanhamento nutricional e médico são um dos pontos agravantes para a as crianças neste momento.

Mortes em outros países

A Argentina teve 12 mortes por 1 milhão e a Colombia 13 mortes por milhão. Nos países europeus o cenário bem distante para os números drásticos do Brasil. O Reino Unido e a França somados, registraram apenas quatro mortes de crianças de 0 a 9 anos. O maior número da Europa foi registrado na Espanha, lá, a cada um milhão de crianças, três morreram por covid-19.

56,8% das crianças que morreram vítimas da covid-19 no Brasil eram negras, 21,8% eram brancas.

Além de complicações respiratórias associadas à covid-19, a Síndrome Respiratória Multisistêmica Inflamatória Pediátrica (SIM-P) vem preocupando médicos e pais. A doença costuma surgir de três a seis semanas após infecção por coronavírus e pode acometer , inclusive, as crianças que tiveram a forma leve da doença, ou ficaram assintomáticas.

Na Paraíba, pelo menos 11 crianças tiveram diagnóstico confirmado para a Síndrome, que é associada à contaminação por Covid-19, também causou a morte de três crianças até quatro anos de idade.