Legislativo, Notícias, Paraíba

Disputa por vaga no senado provoca troca de farpas entre possíveis candidatos

Três nomes ligados à cidade de João Pessoa já foram colocados a uma disputa para o senado em 2022.  O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), afirmou nesta quarta-feira (09) que pretende ser candidato ao Senado Federal nas eleições. Ricardo também disse que está em um projeto com o ex-presidente Lula e que ainda pretende deixar a candidatura do petista à mercê e deve lutar por uma composição de forças de esquerda.

“Estou dentro de um projeto que a América Latina toda está mudando, o povo se organizando e espero que o Brasil passe por isso também” afirmou o ex-governador.

A fala de Coutinho já despertou reações entre outros dois possíveis candidatos. O deputado federal Efraim Filho (DEM), afirmou que está pronto para enfrentar o ex-governador Ricardo Coutinho na disputa ao Senado Federal no ano que vem. Para isso, tem tentado fortalecer o nome, percorrendo municípios em busca de apoio de gestores municipais.

“Estamos prontos para enfrenta-lo, vencer as eleições e representar a Paraíba com muito trabalho durante oito anos no Senado Federal” afirmou Efraim.

No entanto, Efraim tratou a possível candidatura de Coutinho com naturalidade,  disse que a disputa ao Senado por Ricardo é legítima, como a de qualquer cidadão paraibano, mas tratou de relembrar o resultado da última eleição municipal de João Pessoa, onde Ricardo ficou em sexto lugar, com menos de 40 mil votos.

Efraim que já se lançou com pré-candidato ao Senado nas eleições de 2022, conta com o apoio de mais de 80 prefeitos de municípios paraibanos em seu projeto.

Já o vereador Carlão Pelo Bem (Patriota), parece estar pronto pra briga. No discurso, diz que não teme enfrentar o ex-governador Ricardo Coutinho na disputa pelo Senado Federal em 2022, tratando de buscar o ponto fraco do socialista.

Carlão foi contundente ao afirmar:“É esse homem que quer se candidatar ao Senado, o homem que roubo milhões e milhões da saúde. A gente está falando desse homem que quer ir ao Senado defendido por um outro criminoso que é Lula”.

Carlão confirmou no último mês que deve participar da disputa ao Senado em 2022. O vereador foi eleito na última eleição municipal de 2020 com 2.332 votos e está em seu primeiro mandato como vereador titular na Câmara Municipal de João Pessoa.

Ricardo Coutinho diz que não deve tentar mudar a descrença do eleitor para conquistar uma votação mais expressiva e afirma que tem a consciência limpa sobre as acusações da Operação Calvário.

Esta única vaga ao senado vai render um disputa pesada. Para tanto são necessários bem mais do que os quase 40 mil votos de Ricardo, do que os 76 mil votos de efraim e do que os 2 mil de Carlão. Na ultima eleição foram necessários mais de 800 mil votos para a eleição ao senado.