Notícias

OAB-PB repudia ataques de deputado a mulheres. Declarações machistas geram reação também no Senado

A Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), por meio da Rede de Sororidade da Comissão de Direitos Humanos, do Observatório de Candidaturas Femininas da Paraíba, da Comissão de Combate à Violência contra Mulher e da Comissão da Mulher Advogada, emitiu nota de repúdio contra as manifestações públicas do deputado estadual Walber Virgolino (PATRIOTA) em relação à senadora Daniela Ribeiro (PP), à secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura; e à deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB).

De acordo com o documento, “a concepção de que as mulheres que atuam na vida política não possuem autonomia e capacidade para formar suas próprias convicções, não podendo ser Secretárias de Estado, Senadoras e Deputadas sem estarem subordinadas a figuras masculinas, é fruto de uma concepção patriarcal, pautada na discriminação de gênero e incoerente com a ordem constitucional e com o sistema democrático vigente”.

A nota segue:

“A efetivação de uma participação política igualitária e inclusiva requer, necessariamente, o respeito também às mulheres que ocupam os espaços de poder e representação, combatendo toda e qualquer forma de discriminação e violência que venham a sofrer no exercício dessas funções. Nesse sentido, discursos de menosprezo e desmerecimento às manifestações de representantes e autoridades políticas femininas, desqualificando as suas opiniões e ignorando a legitimidade das funções que exercem, são atentatórios às próprias instituições democráticas e ao pleno exercício dos direitos civis e políticos.

Assim, em seu papel de zelar pela Constituição e pelo Estado Democrático de Direito a partir da efetivação dos princípios e direitos fundamentais, e do aperfeiçoamento das instituições jurídicas, a OAB da Paraíba repudia todos os atos que visem discriminar e menosprezar as mulheres nos processos de participação política, manifestando sua solidariedade à Senadora Daniella Ribeiro, à Secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura; e à Deputada Estadual, Pollyanna Dutra.”

Como tudo começou

No dia 22 de junho Daniella Ribeiro se posicionou contra reunião da oposição para definir os rumos do grupo nas eleições de 2022. Ela não participou do encontro e o criticou: “não é hora de palanque”, disse. Irritado, Walber Virgulino respondeu: “a senadora é café com leite na política, pois tem um tutor que fala por ela. Intimamente falando, uma vez que fui também criticado, vou deixar para responder ao tutor no momento que ele descer de cima do muro”, disparou ele. A fala agressiva e machista fez com que outras mulheres da política paraibana se posicionassem. A secretária estadual da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, saiu em defesa de Daniella. A deputada Pollyana Dutra (PSB), também, e, segundo ela, o Senado vai votar projetos que criminalizam a violência política de gênero: “Estamos prontas para não só nesse momento repudiar, mas levantar projetos para que possamos tipificar e tornar crime toda e qualquer violência política contra a mulher. A senadora Daniella Ribeiro representa a todas nós. Todas nós [mulheres] nos representamos no coletivo. Quando uma mulher é atingida, quando tem a honra diminuída no valor, todas são. Nesse sentido, essa situação que aconteceu na Paraíba atingiu a todas. Atingiu a todas as senadores e a todas as mulheres”, enfatizou.