Covid-19, Paraíba, Vem vacina

Paraíba recebe 79 mil doeses de vacina contra Covid-19 e João Pessoa planeja vacinar o público maior de 33 anos

Cerca de 76 mil novas doses da vacina AstraZeneca devem chegar à Paraíba nesta sexta-feira, 16. Aproximadamente 15 mil doses devem ser destinadas à imuização contra o novo coronavírus em João Pessoa e o secretário de Saúde da capital da Paraíba, Fábio Rocha, prevê a ampliação da faixa etária de imunização para 33 anos.

Recentemente, foram diagnosticados em Pernambuco dois casos da variante Delta do coronavírus.Os dois pacientes que testaram positivo para a variante delta em Pernambuco tem 25 e 48 anos são filipinos e estavam em um navio cargueiro que atracou no Porto de Suape. Eles estão em leito enfermaria e passam bem. Outro filipino está internado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).É por isso, que a ampliação da imunização é ainda mais importante.

A capacidade de transmissão da delta é maior do que o vírus do tipo selvagem (responsável pela primeira onda). Ela demonstra uma taxa de crescimento “substancialmente aumentada” em comparação com a alfa (a variante britânica/B.117), em várias análises. Além disso, as taxas de ataque secundário – de infecção ocorrendo entre pessoas com contato próximo – e os estudos de transmissão domiciliar reforçam o aumento da transmissibilidade da variante. Um estudo do Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) apontou que 70% das novas infecções pelo coronavírus na União Europeia deverão ser causadas pela variante delta até o início de agosto. Até o final do mesmo mês, a variante será responsável por 90% das infecções.