João Pessoa Sustentável

Comunidades da Beira Rio, na capital, vão passar por processo de urbanização

Assinada nesta terça-feira (27) pela Prefeitura de João Pessoa, a Ordem de Serviço para o desenvolvimento de projetos de requalificação urbana e ambiental das oito comunidades que formam o Complexo Beira Rio. Com o orçamento superior a R$ a 3,4 milhões, o Plano de intervenção urbana será executado pelo Consórcio Engeconsult e Tecgeo e tem o objetivo de promover ações integradas que beneficiem as comunidades locais com condições dignas de habitabilidade e serviços essenciais de infraestrutura que gerem qualidade de vida e bem-estar.

De acordo com o Coordenador de Desenvolvimento Urbano da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, o arquiteto Caio Mário, o Consórcio contratado para pensar a infraestrutura das Comunidades vai fazer um diagnóstico inicial para identificar as situações de vulnerabilidade: casas em área de risco, próximas a barreiras, alagamentos etc. Depois disso, serão desenvolvidos os projetos de infraestrutura com pavimentação, água encanada, drenagem, esgoto, iluminação pública e contenção de barreiras.  “Essa ordem de serviço foi assinada para mudar a realidade das Comunidades Beira Rio, que no período de chuva passam por momentos difíceis com alagamentos, inundações e barreiras caindo. É a oportunidade de trazer a solução para esses problemas e sanar as dificuldades que as famílias passam nessas comunidades”, declarou, Caio.

Nesta quarta-feira (28), o Consórcio já começa a fazer o levantamento topográfico nas comunidades. Essa será uma das três grandes intervenções nas comunidades previstas pelo Programa João Pessoa Sustentável. As demais incluem um Plano de Desenvolvimento Urbano para melhoramento do território e ações que envolvem a capacitação profissional dos moradores, a construção de três habitacionais destinados às famílias em situação de risco, o diagnóstico nos níveis de poluição do Rio, a recuperação de suas águas e a criação de um Parque Linear ao longo de dois de seus 15 km para proteger suas margens e evitar novas ocupações irregulares.

Programa João Pessoa Sustentável: seu objetivo é promover o desenvolvimento social, urbano e econômico da cidade por meio da redução das desigualdades, da modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da
administração pública e fiscal. É orçado em R$ 200 milhões de dólares, metade financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A outra metade é de contrapartida da Prefeitura Municipal.