Eleições, Notícias, Política

Aprovação do governo Bolsonaro cai e Lula venceria as eleições em todos os cenários, diz pesquisa XP

Nova Pesquisa realizada pela XP investimentos traz o retrato das intenções de voto do eleitorado brasileiro e das avaliações da gestão Bolsonaro. De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados consideram o governo ruim ou péssimo. No mês passado eram 52%. “O crescimento na rejeição é constante desde outubro de 2020, quando 31% diziam considerar a gestão ruim ou péssima”, afirma a pesquisa. Os que consideram o governo bom ou ótimo somam 23%. Em julho eram 25%. Esses são os piores resultados para Bolsonaro desde o início da medição.

Essa insatisfação é reflexo dos rumos da economia, aponta a pesquisa: “grupo dos que a veem no caminho errado, que vinha diminuindo a partir de abril, cresceu 4 pontos percentuais e chegou a 63%, mesmo patamar registrado em maio”. Não deixa de ser um paradoxo uma vez que 56% dos entrevistados estão otimistas em relação à manutenção de seus empregos e 52% afirmaram que têm uma expectativa negativa com relação ao restante do mandato de Jair Bolsonaro.

Rejeição

Entre os entrevistados, “61% dizem que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum. A rejeição a Lula ficou em 45%.

Outros cenários

Quando o assunto é eleições, a pesquisa “registra continuidade na tendência de crescimento das intenções de voto no ex-presidente Lula. No levantamento de agosto, ele aparece com 40%, 2 pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior, enquanto Bolsonaro tem 24%, 2 pontos a menos que na última sondagem”. Pela quinta vez consecutiva, Lula se destaca na preferência do eleitor. “Atrás dele e de Bolsonaro aparecem Ciro Gomes (10%), Sérgio Moro (9%), Mandetta e Eduardo Leite (4%)”.

O petista também sai na frente quando entram outros personagens na pesquisa. Em “cenário alternativo, em que João Doria (5%) é testado no lugar de Leite e em que são incluídos Datena (5%) e Rodrigo Pacheco (1%) e é excluído Sérgio Moro, Lula tem 37% e Bolsonaro, 28%. Também continua registrando crescimento no levantamento espontâneo, quando o nome dos candidatos não é apresentado ao entrevistado: ele passou de 25% para 28%, enquanto Bolsonaro segue estável com 22%.

Segundo turno

Segundo a pesquisa, “no principal cenário de segundo turno, Lula ampliou vantagem sobre Bolsonaro. O petista oscilou 2 pontos para mais, e Bolsonaro, 3 para menos. Agora o ex-presidente venceria com 51% contra 32% do atual presidente”.

Pesquisa

Foram ouvidas mil pessoas em todo o país de 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. O levantamento mostra que “o interesse em relação ao pleito está em alta. Hoje são 49% os que dizem estar muito interessados na eleição, contra 46% na pesquisa anterior.